Antônio Brito abre caminho para a presidência da Câmara de Deputados, diz colunista

No PSD, a viabilidade que se enxerga na candidatura do baiano é motivo, inclusive, de não haver maior empolgação para lançar Otto Alecar ao comando do Senado

Por Redação
19/04/2024 às 13h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados

O deputado Antônio Brito (PSB-BA) já têm na ponta da língua o mapa dos votos para que ele chegue ao menos ao segundo turno na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara em 2025.

Segundo o colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, além dos 44 votos da bancada do PSD, essas contas consideram que o bom trânsito de Brito à esquerda traria a ele ao menos 100 dos 140 votos desses partidos. A esses, se somariam ainda em torno de 60 votos vindos "relações pessoais" do deputado, que é líder do PSD, entre diversas legendas. 

"Com 200 votos, Brito estaria no segundo turno. E ele tem um bom perfil para essa disputa", disse um aliado dele, que lembrou as relações do deputado baiano com as bancadas negra e evangélica.

Dentro do PSD, a viabilidade que se enxerga na candidatura de Antonio Brito é motivo, inclusive, de não haver maior empolgação para lançar Otto Alencar, também da Bahia, à presidência do Senado. O atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer que Davi Alcolumbre, do União Brasil, sente na cadeira em 2025.

Articuladores ligados a possíveis adversários de Antonio Brito, como Elmar Nascimento, do União Brasil, e Marcos Pereira, do Republicanos, duvidam da existência de todo esse potencial, sobretudo entre os votos da esquerda - ainda mais num cenário em que não se sabe quem será o candidato mais bem visto no Palácio do Planalto.

Leia também:

Governo federal apresentará proposta para encerrar greves em universidades