Sturaro sai em defesa da PM e rebate crítica de Olívia Santana

Após relatar ter sido vítima de ação truculenta no Vale das Pedrinhas, deputada diz em novo vídeo que não é contra à corporação, mas discorda de sua conduta

Por Raiane Veríssimo
02/05/2024 às 10h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram @cel_sturaro
Foto: Reprodução/Instagram @cel_sturaro

O coronel Humberto Sturaro saiu em defesa da Polícia Militar em abordagem contra a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que relatou ter sido vítima, na manhã da última quarta-feira (1º), de ação truculenta de uma guarnição na região do Vale das Pedrinhas, em Salvador. Após o  incidente, a parlamentar defendeu o uso de câmeras no fardamento de policiais, cujo processo licitatório se arrasta desde o governo do petista Rui Costa.

Segundo o atual coordenador da Prefeitura-bairro do Centro Histórico, houve excessos, mas o uso de armas em abordagem é uma "norma". Ele ressaltou também que área é "extremamente de risco".

"Primeiro, me coloco solidário à senhora pelo constrangimento, não como deputada, mas como mulher e pela idade que a senhora tem. Nenhuma pessoa de bem gosta de ser abordada da maneira como a senhora foi, mas há de convir que a área em que aconteceu sua abordagem é uma área extremamente de risco. E o motorista da senhora, infelizmente, não ouviu o pedido de parada da guarnição", iniciou Sturaro em vídeo divulgado em sua conta oficial no Instagram.

Como ex-comandante da região do Nordeste de Amaralina, que engloba o Vale das Pedrinhas, Sturaro disse que não poderia deixar de se manifestar sobre as críticas da parlamentar. Segundo ele, a "arma é seu instrumento de trabalho, e a força da Polícia Militar está na legalidade da ação, da abordagem, e não no poder de fogo de suas armas".

"A guarnição se excedeu, falou palavras de baixo calão, no ato da abordagem usou a energia que a senhora julga não ser necessária. Digo à senhora que nada justifica: as palavras de baixo calão, a forma de ter dirigido à senhora, mas a energia necessária é justificada. Se a guarnição, numa área de risco, não usar a energia necessária para proceder uma abordagem, a vida da guarnição, deputada, está em risco. Armas apontadas, explico à senhora, fazem parte do corpo do policial militar", pontuou Sturaro, que é filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ainda no vídeo, o coronel disse que ficou "triste" após declaração de Olívia Santana de que "a guerra é fomentada por atitudes como essa do militarismo". De acordo com Sturaro, a parlamentar "sabe que a guerra já está instalada há muitos anos".

"As áreas, deputada, no Nordeste de Amaralina, continuam até hoje como área de risco, como eram até pior do que a 40 anos atrás", completou.

"Deputada, a guarnição se dirigiu à senhora, pediu desculpa, explicou o porquê. Não pelo fato da senhora ser deputada, por ter lhe reconhecido, mas porque é de praxe, é norma. Claro que precisamos aperfeiçoar mais. Mas, paralelamente, quando a senhora deixa público que vidas foram ceifadas sumariamente devido a situações como esta, eu fico constrangido, eu fico melindrado, eu fico deprimido. Meu coração aperta, deputada, porque a senhora como parlamentar, sem provas do que está falando, joga palavras ao vento, o que é que nós, policiais, podemos esperar. Temos falhas internas, que precisam ser corrigidas, mas elas existem, a começar pelas falhas internas que existem no seu próprio partido", acrescentou.

Novo vídeo

Em novo vídeo divulgado na manhã desta quinta-feira (2), a deputada estadual voltou a criticar o "tipo de abordagem" da guarnição na qual reafirma ser "agressiva" e "inadequada". Sem citar nomes, ela também citou que "não é contra a polícia" e está recebendo ataques após vídeos da situação circularem e não vai entrar no "discurso de ódio" disseminado "por essa turma de bolsonaristas".

Na legenda da publicação, ela agradeceu por todas mensagens de solidariedade. "Respeito a instituição policial e os trabalhadores da segurança pública, mas tenho direito de discordar de abordagens inadequadas. Não apenas sobre mim, que estou exercendo um cargo de deputada. É sobre qualquer cidadã, cidadão das comunidades populares".

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por HUMBERTO STURARO (@cel_sturaro)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oli?via Santana (@oliviasantana_oficial)

Leia também:

Olivia Santana relata abordagem policial "aos berros" e com armas apontadas; confira vídeo

Mãe de estudante ataca colégio de Salvador por usar livro antirracista nas aulas de religião