Historiador defende modelo de mobilidade que preserve patrimônio histórico: "Modernizar de forma respeitosa"

Ao podcast do Portal M!, Rafael Dantas enfatizou que um dos caminhos é conservar o núcleo antigo das cidades

Por Bruno Brito
29/03/2024 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Debater o tema da mobilidade urbana, por si só, é uma questão fundamental nas grandes cidades. No entanto, tratar do assunto em cidades históricas como Salvador pode ser ainda mais desafiador. Desta forma, em participação no podcast do Portal M!, o professor e historiador Rafael Dantas listou caminhos para a oferta de condições mais adequadas de mobilidade sem que o patrimônio histórico seja deixado de lado. Conforme o especialista, um dos caminhos é preservar o núcleo antigo das cidades, permitindo que as cidades se modernizem "de forma respeitosa".

"A saída colocada em prática na época do prefeito Antonio Carlos Magalhães, de 67 até 71, foi muito respeitosa com o Centro Histórico. Primeiro, se preserva o núcleo antigo para se construir, via avenidas de vale, uma cidade moderna, a Paralela, o CAB. E, ao longo de muitos outros anos, as ações de recuperação no Centro Histórico de Salvador também se mostraram em parte eficazes, em outras, problemáticas", pontuou. 

Com base nesses argumentos, o historiador apontou que um dos pontos principais para que isso seja colocado em prática é a escuta. "Um grande desafio é a conversa, a necessidade de entender que o Centro Antigo é para a gente morar, é para os moradores de Salvador. O Centro Histórico, a cidade como um todo, é para o habitante, é para o soteropolitano, não é para o carro, não é para o ônibus, não é para o veículo individual somente. É pensar Salvador em seus espaços de moradia  valorizando os seus habitantes", defendeu.

Nesta linha, Dantas também reforçou a necessidade de que as bases do ESG - conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança - assim como as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) sejam respeitadas. "E isso evidentemente o que toca na questão da história. Preservar essa história, essa tradição da cidade de Salvador, e ao mesmo tempo se modernizar de forma respeitosa", completou.  

 

Confira o podcast na íntegra: