Para manter atividades físicas regulares, é preciso "treinar a mente", diz especialista

"O importante é fazer acontecer. O início não é o momento para pensar em quantidade e intensidade", disse o educador físico Heider Miranda ao podcast do Portal M!

Por Bruna Ferraz
16/03/2024 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Equipe Portal M!
Foto: Equipe Portal M!

Quem nunca teve preguiça de fazer atividade física que atire a primeira pedra. Não é incomum ouvir das pessoas que uma das maiores dificuldades para a manutenção regular de práticas saudáveis é o cansaço. Isso se agrava quando se trata da população brasileira, que, em sua maioria, é formada por indivíduos de baixo poder aquisitivo, que têm uma rotina exaustiva de horas trabalhadas, transporte público e tarefas domésticas.

Para o educador físico Heider Costa Miranda, especialista em emagrecimento, o desbloqueio psicológico - um dos focos da sua atuação - é fator primordial para a frequência na realização de atividades físicas. O profissional, que tem 12 anos de experiência e dirige o Núcleo de Saúde Heider Miranda, falou ao podcast do Portal M! sobre a sua abordagem, que inclui avaliação de bioimpedância, modulação de treino específico e organização fisiológica.

"Eu conduzo o aluno de mãos dadas e apresento a ele planos em que ensino a ele as formas de agir, desde a hora que ele abre o olho até a hora que ele vai dormir. Eu crio estratégia justamente para que a atividade, para que esse confronto aconteça", explicou.

Uma das estratégias indicadas, segundo o educador, está na flexibilização da rotina do aluno. "Não deu praa ir de manhã? Vai de tarde. Não deu para vir de tarde? Vai de noite. O importante é fazer acontecer. O início não é o momento para pensar em quantidade de exercícios e intensidade. Vai chegar, mas não é o momento. O objetivo é fazer com que o aluno se potencialize através de palavras de motivação e através de cobranças, porque a cobrança gera uma reação, gera aquele impacto da pessoa saber que está sendo monitorada, avaliada. Isso faz com que ela realize até algo que nunca foi feito. É nisso que eu aposto", descreve.

Heider Miranda destacou que à medida que o indivíduo vai encontrando resultados, a expectativa é que ele consiga aderir à rotina de exercícios com mais facilidade. Tudo isso, segundo o educador, só é possível a partir do controle da mente sobre a própria evolução, porque se o trabalho mental não for fortalecido, no primeiro obstáculo a rotina será quebrada e pode não ser retomada.

"Se você consegue encontrar um corpo, no seu contexto, bonito, mas não começar a fortalecer a  mente para equilibrar com o mental, provavelmente você vai entregar o seu controle ao próximo, que é isso que você vê muito na academia. A criatura está lá, linda, maravilhosa, escultural, aí a outra e diz: 'Seu quadríceps está menor'. Pronto, acabou o mundo! Então é sobre isso: tudo começa na mente. Se você fortalece a mente, você amadurece. Se você amadurece, você vai encontrar o resultado que você tanto queria, mas sabendo que você tem um poder para ter aquilo que você foi atrás, para chegar àquele objetivo que você queria", explicou.

Físico, mental e emocional

O especialista explicou a importância do equilíbrio entre os fatores físico, mental e emocional para alcançar o sucesso na busca por uma rotina saudável. Ele disse que a prática de atividade física é responsável pela manutenção da saúde - é graças a essas atividades que a pessoa consegue organizar fisiologicamente o corpo, ou seja, fazer com que ele tenha um bom funcionamento. "Melhora seu sistema digestório, sua qualidade de sono e o fluxo de respostas que o corpo dá ao longo do dia", completou.

A saúde mental, segundo ele, é essencial dentro do processo de mudança física, pois é ela quem vai produzir os melhores hormônios, como a serotonina e endorfina. Eles provocam a sensação de bem estar e felicidade e, consequentemente, fornecem ao indivíduo a capacidade de tomar as melhores decisões para o seu dia.

"Você está enfrentando o seu pior inimigo, que é você mesmo. Se você toma a decisão de não se cuidar, acaba tomando conta de um hormônio muito comum hoje, o cortisol. Ele aumenta o percentual de estresse e, consequentemente, você aumenta a ansiedade e a irritabilidade, fazendo com que você tome decisões sem nem ao menos pensar antes. Imagine o poder desse hormônio. É um confronto consigo mesmo sobre o que fazer ou não", pontua.

Heider alerta que a pessoa acaba não encontrando um momento do dia para cuidar da saúde. "Sem contar que, durante esse processo, ainda temos as oscilações, como a falta de ânimo, a falta de coragem. Então, são muito fortes essas questões da mente, porque não tem ninguém que ajude ninguém", completa.

Destacando também a importância da saúde emocional, Heider Miranda afirmou que ela exige que o indivíduo se coloque como prioridade. "Ela quer que você priorize a sua saúde - até por questões de amadurecimento  - nas questões sociais, emocionais e profissionais. Você precisa priorizar, você precisa estar dentro desse confronto e assumir essa batalha do dia a dia para que você possa amadurecer".

Confira o podcast na íntegra:

Leia também:

Especialista em Medicina do Sono alerta para a importância do descanso para crianças e adolescentes