STF reafirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos
Corte rejeita recurso do CFM e fixa tese de repercussão geral sobre liberdade de escolha em tratamentos médicos
Tomaz Silva/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reafirmar o direito de pacientes negarem transfusões de sangue por motivos religiosos, rejeitando recurso do Conselho Federal de Medicina (CFM). O julgamento dos embargos ocorre no plenário virtual, em sessão que se estende até as 23h59 desta segunda-feira (18). As informações são da Agência Brasil.
Votaram pela negativa do recurso o relator, ministro Gilmar Mendes, e os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, André Mendonça e Dias Toffoli. A decisão será consolidada caso não haja pedido de vista ou destaque, que podem levar o julgamento ao plenário físico. Por se tratar de tema com repercussão geral, a determinação deve ser seguida por todos os tribunais do país. As informações são da Agência Brasil.
Contexto e tese estabelecida
Em setembro de 2024, o STF definiu, por unanimidade, que cidadãos têm direito de recusar procedimentos médicos por motivos religiosos. A decisão se aplica, por exemplo, às Testemunhas de Jeová, cuja fé impede a realização de transfusões de sangue.
A tese aprovada estabelece que “a recusa a tratamento de saúde por razões religiosas é condicionada à decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente, inclusive quando veiculada por meio de diretivas antecipadas de vontade”.
Além disso, a Corte reconheceu a possibilidade de procedimentos alternativos sem transfusão de sangue, desde que haja viabilidade técnico-científica, anuência da equipe médica e decisão inequívoca, livre e informada do paciente.
Argumentos do CFM e rejeição pelo STF
O CFM recorreu da decisão, alegando omissões, especialmente em situações em que o consentimento informado do paciente não pudesse ser obtido ou em casos de risco de morte iminente. Dois casos concretos foram citados: uma mulher de Maceió que se recusou a fazer transfusão durante cirurgia cardíaca e uma paciente do Amazonas que exigia cobertura da União para artroplastia total sem transfusão em outro estado.
No voto que seguiu a maioria, o relator Gilmar Mendes afirmou que os supostos pontos de omissão já haviam sido abordados e esclarecidos no julgamento anterior. “Em situações nas quais a vida do paciente esteja em risco, o profissional de saúde deve atuar com zelo, adotando todas as técnicas e procedimentos disponíveis e compatíveis com a crença professada pelo paciente”, reforçou o ministro.
OAB e Hemoba fazem campanha de doação
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), em parceria com a Fundação Hemoba, lançou uma campanha especial de doação de sangue direcionada à advocacia baiana. A ação, que acontece durante todo o mês de agosto, faz parte das celebrações pelo Dia do Advogado, comemorado na última segunda-feira (11), e tem como objetivo mobilizar não apenas os profissionais da área jurídica, mas também a população em geral.
“A campanha de doação de sangue é uma oportunidade de mostrarmos nosso compromisso com a vida e com o bem coletivo. Convidamos cada advogada, cada advogado e toda a sociedade a se engajar nessa causa tão importante. Queremos mostrar a força e o engajamento da advocacia baiana também nesse gesto de amor ao próximo, que é simples, rápido e pode salvar muitas vidas”, disse Daniela Borges, presidente da OAB-BA.
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h