Pular para o conteúdo
Início » Militares da Marinha são capacitados para ‘Mobilização Salvador contra dengue’

Militares da Marinha são capacitados para ‘Mobilização Salvador contra dengue’

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Conhecimentos serão colocados em prática, no sábado, quando agentes e militares atuarão em conjunto nas vilas navais

A manhã desta quinta-feira (21) foi marcada por novos aprendizados para cerca de 60 militares da Marinha, que participaram da capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A atividade foi realizada no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), no Comércio.

Durante o treinamento, os agentes de saúde e a equipe técnica do CCZ apresentaram orientações para que os militares possam auxiliar nas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles foram treinados para a identificação, eliminação e, sobretudo, para atuar na cultura da prevenção dos focos, colaborando, ainda, com a mobilização Salvador contra dengue.

Os conhecimentos já serão colocados em prática, no sábado (23), quando os agentes e os militares atuarão em conjunto nas vilas navais. A parte prática da capacitação envolve a inspeção das áreas da Marinha do Brasil na Vila Naval Do Morro do Gavazza, na Barra, e Vila Naval da Barragem, em São Tomé de Paripe.

Presente na abertura dos trabalhos conjuntos, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos (PDT), ressaltou a importância do apoio da Marinha na atuação conjunta contra a dengue, com a qualificação dos marinheiros multiplicadores que irão ajudar Salvador no combate. “Nosso principal objetivo hoje é capacitar o quadro de militares da Marinha do Brasil para que eles possam ser agentes multiplicadores, e levarem para suas casas e comunidades tudo sobre prevenção ao foco da dengue, remoção e vigilância. Agradecemos mais uma vez por essa oportunidade de estarmos juntos, fortalecendo o combate ao mosquito em Salvador”, declarou a gestora.

O comandante do Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, afirmou que se trata de uma parceria relevante com a Prefeitura de Salvador em prol da sociedade soteropolitana e baiana. O gestor destacou que a capacitação dos militares é importante para que eles possam fazer o trabalho de campo de forma adequada.

“Nós tivemos hoje uma atividade de treinamento aqui no 2º Distrito Naval com estes guerreiros e guerreiras que são os agentes de saúde, que vão em cada casa e que conhecem a forma de como combater os focos do mosquito. No sábado (23), teremos ações práticas nas nossas Vilas Navais e estaremos prontos também com nossos militares para contribuírem com a equipe da Prefeitura com atuações nas escolas e em outros locais que nos for solicitado”, considerou.

Conscientização

Ana Paula reforçou, ainda, as ações cotidianas que precisam ser intensificadas por toda a população. “Começando na nossa casa, removendo entulhos ou qualquer outra situação de água parada que possa gerar foco da dengue”, pontuou.

 

Leia também:

Anvisa adia decisão sobre comercialização de autotestes da dengue

Prefeitura e Aeronáutica realizam mobilização de prevenção à dengue em Salvador

Sobe para 14 o número de óbitos por dengue na Bahia

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)