O Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com a campanha De olho nos olhinhos vai realizar, no próximo sábado (21), atendimento especializado gratuito para crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é fazer prevenção e diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular.
A ação acontece, a partir das 7 horas, na sede do instituto, no bairro do Barbalho, em Salvador. O agendamento deve ser feito através do número (71) 3242-1073 e terá capacidade total para cerca de 120 atendimentos. O retinoblastoma afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos e, embora seja uma doença grave, as chances de cura podem chegar a 95% dos casos, quando é feito o diagnóstico precoce.
De acordo com a coordenadora de saúde do Instituto de Cegos da Bahia, Fátima Neri, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença, pois quanto mais cedo for detectada, maiores são as chances de cura e preservação da visão do paciente. Por isso, é importante que os pais e/ou responsáveis estejam atentos aos sinais.
“Um dos mais comuns é o reflexo pupilar branco, também conhecido como ‘reflexo do olho de gato’ ou leucocoria, que pode ser observado em fotos tiradas com flash. Outros sintomas incluem o estrabismo (olhos desalinhados), vermelhidão ou inchaço no olho, pupilas de tamanhos diferentes e visão diminuída ou borrada. A detecção precoce desses sinais é crucial para o sucesso do tratamento. A doença é descoberta durante exames de rotina no pediatra ou no oftalmologista, através de exames como ultrassonografia ocular e ressonância magnética”, explica Neri
Campanha
A campanha De olho nos olhinhos foi criada pelo jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana, após a filha do casal Lua Leifert ter sido diagnosticada com o retinoblastoma, em 2021. Quando descobriram, o quadro de Lua já estava avançado.
No primeiro momento, a família decidiu enfrentar a doença de forma silenciosa, somente em 2022 que o apresentador veio a público por meio das suas redes sociais para falar sobre a situação. Na ocasião, o comunicador lançou a campanha em parceria com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), para promover a conscientização e a prevenção da doença.
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