Pular para o conteúdo
Início » HAM oferece 100 vagas em mutirão para detecção precoce do câncer de mama

HAM oferece 100 vagas em mutirão para detecção precoce do câncer de mama

HAM oferece 100 vagas em mutirão para detecção precoce do câncer de mama
Ação está marcada para o próximo dia 5, véspera das eleições municipais, sendo o ponto alto do Outubro Rosa

Referência em tratamento de câncer no país, o Hospital Aristides Maltez (MAM) disponibiliza 100 vagas para um mutirão organizado para a detecção precoce do câncer de mama. A ação será desenvolvida no próximo dia 5, véspera das eleições municipais, dando início à programação do Outubro Rosa 2024.

Com o número de vagas é limitado, para participar, é necessário fazer a inscrição através do telefone 3357-8531 e no dia do mutirão, levar o cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

No próximo mês, o HAM vai desenvolver uma série de atividades dentro da programação da campanha, que visa despertar e orientar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama. Ao longo de outubro, a instituição realizará palestras, panfletagem e programas direcionados ao tema, com o objetivo de incentivar a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

O ponto alto da programação do Outubro Rosa é o mutirão do dia 5, reunindo toda a equipe de médicos mastologistas, anestesistas e de enfermagem. A atividade acontece das 7h às 12h.

A médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do Setor de Mastologia do HAM, lembra que a campanha do Outubro Rosa é realizada internacionalmente, e o símbolo maior é o laço rosa. “Esta é a maneira de chamar a atenção sobre a importância dos exames preventivos e estimular a participação da população, empresas e entidades”, destacou.

A especialista diz também que o grande objetivo é ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil. “Para isso, precisamos investir em detecção precoce e tratamento ágil e de qualidade”, ressalta.

A médica Maria Romilda Maltez, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer, disse que o Hospital Aristides Maltez, única instituição especializada em câncer na Bahia, mais uma vez está empenhado em mobilizar a população para a importância da descoberta precoce da doença.

“Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 50 mulheres morrem por dia no Brasil vítimas de uma doença que tem 95% de chances de cura, se tratada precocemente”, alerta.

Outubro Rosa e a detecção precoce do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa foi iniciada nos Estados Unidos e todas as ações visam melhor informar sobre o diagnóstico precoce. Para sensibilizar e alertar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços cor-de-rosa, em locais públicos. Depois, surgiram outras ações como corridas, caminhadas, desfiles de moda com pacientes de câncer, partidas de boliche, futebol etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos e outras estruturas surgiu posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, já que é necessário apenas adequar a iluminação já existente.

O Brasil se destaca mundialmente no movimento devido à iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em Salvador, o Elevador Lacerda, a Arena Fonte Nova e o próprio prédio do Hospital Aristides Maltez são iluminados com a cor da campanha

Divulgação