Pular para o conteúdo
Início » Dengue, Covid ou Virose? Saiba como diferenciar

Dengue, Covid ou Virose? Saiba como diferenciar

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

As três doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir

Os números de casos por dengue, Covid e viroses seguem em alta no país, principalmente após as festas momescas. As três doenças possuem sintomas semelhantes que podem confundir.

Segundo a infectologista, Clarissa Cerqueira, febre é um dos sintomas presente nas três doenças. “Todas elas têm em comum febre, dor no corpo e pode dar dor de cabeça,” pontuou.

Clarissa enfatizou que todas essas três doenças são doenças causadas por vírus e que os principais sintomas que difere uma das doenças são os sintomas respiratórios.  “Clinicamente, o grande divisor de água são sintomas respiratórios. Então, se tem sintoma respiratório, ou é uma virose respiratória, ou é Covid-19, que também é uma virose respiratória, mas a gente separa por conta da gravidade. Agora se não tem sintoma respiratório, aí a gente tem que pensar em dengue, porque a dengue não cursa com sintomas respiratórios mas pode trazer até dor atrás dos olhos,” disse.

A alta tem acontecido com a Covid, cujo número de novos casos semanais está acima dos 36 mil e 194 óbitos até 8 de fevereiro. A doença não se espalhava desse jeito desde abril de 2023, segundo o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde). Em duas semanas, São Paulo registrou aumento de 140% de casos positivos de Covid. 

A Infectologista destacou que para conseguir diferenciar a Covid-19 das viroses é preciso realizar exames laboratoriais pois são sintomas comuns e parecidos. “Somente os exames laboratoriais mesmo e o teste de Covid, é o que vai fazer essa diferenciação. Do contrário, a gente não tem como saber e a gente cuida como se fosse a pior situação. Então, é pior você ter uma Covid ou uma outra virose respiratória? É pior ter Covid. Então, a gente passa as orientações como se fosse Covid, por isso que é sempre bom estar testando,”. finalizou

 

Leia também:

Viroses pós-Carnaval provocam lotação de UPAs 

Sesab confirma duas mortes por dengue em cidades da Bahia; criança de 5 anos é uma das vítimas 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)