Pular para o conteúdo
Início » Dengue: alerta para cuidado redobrado no verão

Dengue: alerta para cuidado redobrado no verão

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

O clima quente é o cenário ideal para a reprodução do inseto

Verão é a estação em que os cuidados para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya devem ser redobrados. O clima quente é o cenário ideal para a reprodução do inseto, graças à combinação do calor com as constantes chuvas, que são características deste período.

Segundo a subcoordenadora de arboviroses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez, o ciclo de transmissão do mosquito sempre se inicia em novembro, mês em que também são reforçadas as inspeções dos agentes. A gestora reforça que, apesar do trabalho intensificado do CCZ, a população também precisa se transformar em um agente e fazer sua parte diariamente.

“Esse é o período mais propício para formação desses criadouros que podem ser encontrados tanto dentro quanto fora das residências. Os agentes saem em busca desses pontos de reprodução para eliminá-los. A população também pode e deve realizar essa inspeção para eliminar a possibilidade do mosquito se proliferar”, afirma.

Orientações

“É preciso estar muito atento a brinquedos e objetos que podem acumular água e se transformar em criadouros, a exemplo de vasilhas, tampas, sacolas, garrafas e pneus. Também é importante verificar e fazer a limpeza dos quintais, ralos, vasos de plantas e caixas d’água. Em casos de acúmulo de água nesses ambientes, é necessário retirar o líquido e qualquer sujeira. Não se pode esquecer também do descarte correto do lixo, o que diminui ainda mais esses focos de dengue”, alerta Isolina.

De acordo com a gestora, o trabalho em conjunto dos agentes do CCZ com a população é o grande aliado para evitar que menos pessoas sejam acometidas por essas doenças, que podem causar até a morte e garantir um verão mais tranquilo. “Essas práticas devem ser redobradas nesse período do ano, mas esse é um hábito que dever perdurar durante todos os dias. Não podemos nos esquecer de cuidar do nosso ambiente, nem de nós mesmos”, declara.

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)