Pular para o conteúdo
Início » Cerca de 750 mi de pessoas no mundo são diagnosticadas com problemas de tireoide

Cerca de 750 mi de pessoas no mundo são diagnosticadas com problemas de tireoide

Especialista explica meios de acompanhar glândula que funciona no processo metabólico do organismo 

O Dia Internacional da Tireoide é celebrado, neste sábado (25), como uma maneira de conscientizar a população sobre a importância de cuidar dessa glândula. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 750 milhões de pessoas sofrem com alguma patologia da tireoide em todo o planeta, sendo que 60% delas não sabem que são afetadas. 

A endocrinologista e coordenadora do ambulatório de tireoide do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Iane Magalhães, destaca a importância de manter a regulação no acompanhamento médico e explica os meios de tratar uma possível patologia. 

“O tratamento cirúrgico do câncer de tireoide conta com a parceria da equipe de cirurgia de cabeça e pescoço e da equipe de otorrinolaringologia. Após a realização do tratamento cirúrgico, o paciente permanece em acompanhamento no ambulatório visando prevenção e detecção precoce de recorrência com objetivo de redução de morbimortalidade”, aponta a especialista. 

O hiper ou hipotireoidismo causa impacto na vida das pessoas, se não forem tratadas adequadamente. No primeiro caso, o metabolismo lento, ganho de peso, batimento cardíaco lento, déficit de memória, cansaço excessivo, sonolência, dores musculares e articulares e depressão são alguns dos sintomas que podem afetar o indivíduo. Já na segunda patologia, insônia, agitação, irritabilidade, aumento dos batimentos cardíacos, perda de peso, alteração menstrual e cansaço excessivo são as manifestações. 

A coordenadora também informou que os diagnósticos são mais frequentes na região Sudeste e Nordeste do Brasil. “Embora os nódulos de tireoide são em sua grande maioria lesões benignas, o câncer de tireoide é o tumor endócrino mais frequente e em 2023 foi o terceiro câncer em prevalência no sexo feminino na região Sudeste e Nordeste do país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, disse a endocrinologista. 

 

Leia também: 

Bahia é o estado brasileiro com mais chances de casos de glaucoma

OMS diz que indústria tabagista quer atrair jovens através de vapes coloridos e com sabor

Higienizar corretamente garrafas d’água evita contaminação por bactérias

Marcações: