Pular para o conteúdo
Início » Brasil se torna líder no combate à tuberculose

Brasil se torna líder no combate à tuberculose

O ministro Luiz Henrique Mandetta assumiu presidência da Stop TB Partnership

A instituição internacional responsável pela eliminação da tuberculose, a Stop TB Partnership, agora será presidida pelo Brasil. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta viajou para Jacarta, na Indonésia, nesta segunda-feira (9) para assumir o cargo.  
No Brasil, no ano passado, foram diagnosticados 75 casos novos da doença em brasileiros, com cerca de 4,5 mil vítimas fatais. A doença que está entre as 10 principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 10 milhões de novos casos anualmente. 
“Eu aceitei um desafio que me foi colocado, mesmo sabendo das dificuldades que o cargo me impõe de Ministro da Saúde para coordenar mundialmente a Stop TB. No Brasil, conseguimos, graças à parceria com os secretários estaduais e municipais de saúde, cerca de 80% de tratamentos completados”, destacou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Com o mandato de três anos na Stop TB, o Brasil, por meio do ministro Luiz Henrique Mandetta, tem a missão de ser porta-voz da luta mundial contra a tuberculose para reduzir a circulação da doença até 2035. A meta defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Marcações: