Bahia recebe 90 ampolas de antídoto para tratamento de possíveis casos de intoxicação por metanol
Titular da Sesab, Roberta Santana explicou que o envio é uma ação preventiva para fortalecer a rede hospitalar diante do cenário de alerta no país
Matheus Landim/GOVBA
A Bahia recebeu, neste sábado (4), às 12h30, um lote com 90 ampolas de etanol farmacêutico enviadas pelo Ministério da Saúde ao almoxarifado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O medicamento é usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, substância frequentemente encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explicou que o envio é uma ação preventiva para fortalecer a rede hospitalar diante do cenário de alerta no país.
“Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, afirmou.
Ministério amplia compra de antídotos contra intoxicação
O Ministério da Saúde anunciou também a aquisição de 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento usado para intoxicação por metanol. Esses insumos se somam às 4,3 mil ampolas já disponibilizadas pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é assegurar tratamento imediato em todos os estados, mesmo antes da confirmação laboratorial. A distribuição começou neste sábado, atendendo a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Bahia instala sala de situação para debater consumo de bebidas adulteradas
Para alinhar ações emergenciais, a Sesab convocou, para este domingo (5), às 9h30, uma reunião em formato híbrido na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro contará com a participação do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil e de representantes das secretarias municipais de Saúde e diretorias de vigilância de Salvador e Feira de Santana.
Também estão confirmados órgãos como o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde. A reunião terá ainda técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Estadual), da área de tecnologia da Sesab (CGTICS), do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox) e os coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS).
Roberta Santana destacou a importância da articulação conjunta. “É fundamental que todos atuem de forma coordenada para proteger a população e prevenir novos casos”, disse.
Ministério da Saúde anuncia compra de fomepizol para combater infecções por metanol
Além da Bahia, o governo federal anunciou a compra emergencial de 2,5 mil unidades de fomepizol, considerado o antídoto mais eficaz contra a intoxicação por metanol. Os medicamentos foram adquiridos de um fabricante no Japão, com entrega prevista para a próxima semana.
De acordo com especialistas do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp (Ciatox), o fomepizol tem eficácia superior por reduzir a formação de ácido fórmico, substância altamente tóxica ao organismo. O médico Fábio Bucaretchi, coordenador associado do centro, destacou que a substância é essencial pela praticidade no uso e pelo tempo reduzido de tratamento.
O ministro Alexandre Padilha informou ainda que a rede nacional conta com 609 farmácias de manipulação cadastradas pela Anvisa, aptas a produzir etanol farmacêutico. Com essa estrutura, os dois antídotos — etanol e fomepizol — podem ser aplicados mesmo em casos apenas suspeitos de intoxicação, sem necessidade de aguardar confirmação laboratorial.
Entenda risco do consumo de bebidas adulteradas
O metanol, também chamado de álcool metílico, é uma substância de uso industrial, comum na fabricação de tintas, solventes e combustíveis. Segundo o médico Álvaro Pulchinelli Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, a substância não deve estar presente em nenhum alimento ou bebida.
Ele explicou que a contaminação ocorre em processos de falsificação de bebidas. “O metanol não tem cheiro nem gosto específico. Ou seja, a pessoa não consegue identificar na bebida adulterada. Ela ingere sem se dar conta”, afirmou o especialista.
Casos de intoxicação podem causar sintomas graves, incluindo problemas neurológicos, cegueira e até a morte. Em situações mais severas, além dos antídotos, o tratamento exige hemodiálise, procedimento capaz de remover tanto o metanol quanto os seus metabólitos do organismo.
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h