Apneia do sono tem proporções de epidemia global e requer atenção, alerta odontóloga
Brasil integra a lista dos países com maior incidência
Com proporções de epidemia global, a apneia do sono é um distúrbio grave, que requer atenção tanto da sociedade civil quanto do poder público e da comunidade médica. Segundo o último levantamento da The Lancet Respiratory Medicine, o problema afeta 936 milhões de pessoas no mundo, variando de casos leves a graves, e 425 milhões são diagnosticadas com apneia obstrutiva do sono em estágio moderado a grave.
O número é mais de dez vezes maior que a estimativa anterior, produzida em 2007, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontava mais de 100 milhões de pessoas acometidas. O Brasil integra a lista dos países com maior incidência, além de China, Estados Unidos e Índia.
O estudo e tratamento de distúrbios do sono são concentrados na medicina do sono, que abrange diferentes problemas agrupados em seis categorias: insônias, hipersonolências, distúrbios respiratórios, parassonias, distúrbios do ritmo circadiano e distúrbios de movimentos. Entre os distúrbios respiratórios, a apneia obstrutiva do sono é o mais comum, mas existem também outros tipos, como a apneia central e a hipoventilação do sono.
Causada por múltiplos fatores, a apneia obstrutiva do sono ocorre quando há uma obstrução nas vias aéreas superiores, dificultando a passagem do ar e provocando o ronco. Contudo, é importante frisar que isso nem sempre é sinal de apneia, já que algumas pessoas podem roncar sem apresentar o distúrbio.
Ranuzia Galtieri, odontóloga do sono e presidente da regional Bahia da Associação Brasileira do Sono e Liga Baiana do Sono, aponta que a instituição realiza anualmente campanha de conscientização sobre o distúrbio, apresentando riscos e tratamentos.
“Nesse ano, foram 15 cidades na Bahia e realizamos a maior campanha do país. Tivemos o apoio das secretarias de Saúde do estado e do município de Salvador. Esta ação contemplou 24 regionais, afetou cerca de 23 mil pessoas. O que acho que precisa mesmo implementar é o atendimento no serviço público”, ressaltou Ranuzia, em entrevista ao Portal M!.
“Acho que precisamos falar muito mais. O sono precisa ser priorizado. Às vezes, as pessoas não se atentam aos hábitos de sono”, observa.
Na Bahia, a semana do sono de 2024 realizou 20 ações públicas, seis atividades científicas, nove lives, seis ações educativas em clínicas, além de disponibilizar um ônibus itinerante e promover uma caminhada na orla marítima da Barra. Em todo o país, foram 386 ações, sendo 289 presenciais, nove híbridas e 88 virtuais.
“Grande parte das pessoas desconhece os distúrbios do sono e não sabe como tratar. Compartilhamos atualizações sobre manejo dos principais transtornos do sono com informações cientificamente seguras”, pontua Ranuzia.
Entre as opções de tratamento, estão mudanças no estilo de vida, como controle de peso, prática de exercícios físicos e cuidado com a alimentação. Outras abordagens incluem o uso de aparelhos intraorais prescritos por dentistas especializados em sono, fonoterapia para fortalecimento muscular das vias aéreas, ou cirurgias para corrigir obstruções anatômicas.
Leia também:
Painel vai abordar tendências em saúde organizacional no Summit de Negócios Made In Bahia
Entidades criticam revisão dos planos de saúde individuais realizada pela ANS
Hospital Geral Roberto Santos implanta Central de Maqueiros
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão