Pular para o conteúdo
Início » 135 mil pessoas no Brasil tem o vírus HIV e não sabem, afirma Ministério

135 mil pessoas no Brasil tem o vírus HIV e não sabem, afirma Ministério

Diagnóstico precoce é importante para uma melhor qualidade de vida

No próximo domingo (1) será celebrado, em todo o globo, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, doença descoberta nos anos 1980 e que, nos últimos anos, tem sido objeto de maior atenção por parte da ciência.

Porém, mesmo com os avanços, chama a atenção o número de pessoas, aqui no país, que convivem com o vírus HIV e não sabem: 135 mil, segundo o Ministério da Saúde.

“Temos uma epidemia estabilizada em torno de 900 mil pessoas com casos de Aids, e podemos observar uma epidemia, principalmente em homens jovens, na faixa etária de 25 a 39 anos. É com essa população que precisamos trabalhar prioritariamente”, disse o Ministro da Saúde, Luiz Herique Mandetta, à Agência Brasil.

Conforme dados apresentados nesta sexta (29) pelo órgão, o número de pessoas contaminadas no país vem aumentando. Em 2018, foram notificados quase 44 mil novos casos.

Para evitar que novos casos surjam e a população se conscientize mais, o Ministério lançou uma campanha voltada aos mais jovens, faixa etária onde a contaminação está crescendo. O objetivo é fazer com as pessoas dessa grupo se previnam, façam a testagem, além de se tratar.

Ainda segundo a Agência Brasil, até o fim do ano, o governo estima estima que serão distribuídos 462 milhões de preservativos, que é a forma mais eficaz de prevenção.

Vale lembrar que HIV e Aids têm diferença. A primeira situação é quando a pessoa é portadora do vírus. Na segunda, o infectado já desenvolveu a doença.