Professores recomendam que alunos iniciem agora a preparação para o Enem 2024; confira algumas dicas

Uma das orientações é iniciar o treinamento o quanto antes e apostar na resolução de questões antigas

Por Bruno Brito
17/04/2024 às 15h49
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (15) o prazo para estudantes pedirem isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A medida é uma das etapas para a realização da prova, e já evidencia a importância dos alunos iniciarem a preparação para o Exame. Em função disso, o Portal M! ouviu professores para darem dicas de estudos neste início de ano para quem pretende participar do Enem. 

Para o professor de Matemática e Física, Mateus Lordêlo, uma das principais recomendações é apostar na resolução de simulados, tanto virtuais quanto presenciais. Segundo ele, resolver provas de anos anteriores também é uma boa alternativa. 

"Sobre matemática, sobretudo matéria de cálculo, a principal dica que você vai ver no depoimento de todos os alunos que tiveram um bom desempenho no ENEM é a quantidade de simulados que foram realizados ou de provas de anos anteriores. O ENEM traz um modelo, um formato tanto em quantidade de questões, quanto em modelo das questões muito diferente de outros vestibulares, e o aluno só assimila esse modelo, só evolui nesse contexto, com uma grande quantidade de questões parecidas para que ele se adeque a essa linguagem e esteja preparado no momento da prova", afirmou. 

O professor, que ensina no MSL Cursos, no Colégio Sacramentinas e no Colégio Integral, também ressaltou a importância de que esses treinamentos sejam realizados com o mesmo rigor de tempo da prova. "Tira uma parte do seu tempo de estudo para realizar provas de anos anteriores com controle de tempo e com a rigorosidade que deve ter. Quem puder realizar simulados presenciais, se em sua cidade estiver realizando algum, ou se não, simulados virtuais. O presencial se aproxima muito mais da técnica da prova, do que vai acontecer em sua prova, e vai te trazer um grau de concentração maior. Mas se não conseguir, simulados virtuais feitos pela internet são um bom investimento".

Praticar a redação

Por sua vez, o professor de Literatura, Deco Duarte, destacou a importância da preparação para a redação. De acordo com ele, escrever redações é essencial para se preparar para a prova, seja pelo fato de se preparar para a questão do tempo disponível, mas também para evitar ser surpreendido por técnicas que não domina. 

"Eu sempre digo que uma coisa muito importante em qualquer processo seletivo é o treino. É importante treinar, treinar a redação, então fazer uma redação toda semana, ter uma correção que devolva, mostrando onde pode ser melhorado, também se não puder fazer essa redação a cada semana, mas pelo menos a cada 15 dias, para que o candidato não seja surpreendido com técnicas que ele não domina, mas também com o próprio cansaço que a prova do Enem envolve, então esse treino é fundamental para o esquema da redação já está muito solidificado no inconsciente quase do aluno", observou. 

Já com relação às questões de Literatura e Linguagens, Deco também defende o treinamento com questões de edições passadas, pois possibilitam que o aluno conheça o estilo da prova, e tenha contato com os assuntos que mais caem na prova. 

"É importante também conhecer as questões que historicamente são mais fáceis, porque elas dão uma boa nota, acertar as questões fáceis é uma obrigação para alavancar a nota, então o treino vai deixando claro, com o passar do tempo, as questões são mais simples, aquelas que são mais complicadas mesmo para quem tem uma base e isso vai separando o joio do trigo, podemos dizer assim, aquilo que é mais urgente na preparação. São dicas que eu acho importante de serem praticadas o mais rápido possível, ainda em abril, maio, porque esse treino é como um treino para uma competição. Quanto antes a gente começar nosso treino, melhor a gente vai chegar no dia da competição". 

Apesar da recomendação, o professor defende que os candidatos não comecem o esquema com "muita força". Isso porque, segundo ele, é comum que estudantes iniciem os estudos com muito ímpeto, e apresentarem uma queda no desempenho nos meses de setembro e outubro. 

"É visível que alguns tem uma queda no desempenho, então isso é ruim porque é para chegar no dia da prova na curva no máximo, na curva já descendo e piorou se for descendo muito. Eu digo que é um esquema de parábola em que tem que chegar no dia do Enem com o gráfico no ponto máximo e depois do Enem vai ocorrer naturalmente a queda, então é importante esse treino". 

Confira o cronograma completo do Enem 2024:

- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

- Período de recursos: de 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos: 24 de maio

Inscrição para o Enem

As inscrições para o ENEM 2024 serão realizadas online, porém as datas ainda não foram oficialmente divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todos os participantes, isentos ou não, devem realizar a inscrição dentro do período estabelecido. Quanto ao conteúdo das provas, estas seguirão a Matriz de Referência do Enem, que permanece a mesma desde 2009. É fundamental que os candidatos estejam atentos aos prazos e requisitos estabelecidos pelo Inep, garantindo sua participação no Exame. Até o momento também não foi divulgada a data das provas. 

 

Leia também:

Enem: Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda-feira