G7 exige que Irã e aliados cessem ataques e diz que está pronto para responder a novas ações

O G7 informou ainda que reforçará a cooperação para pôr fim à crise em Gaza

Por Estadão Conteúdo
14/04/2024 às 21h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução CNN
Foto: Reprodução CNN

O G7 afirmou em comunicado emitido neste domingo, 14, que exige que o Irã e seus aliados cessem ataques e que estará pronto para tomar novas medidas "em resposta a novas iniciativas desestabilizadoras", informou em referência ao envio de mísseis e drones pelos iranianos ao território de Israel. O grupo, que realizou reunião virtual, condenou "nos termos mais veementes" a iniciativa no Irã, que foi chamada de "sem precedentes".

Disse também expressar sua solidariedade a Israel e seu povo, reafirmando o comprometimento com a segurança do país.

"Com as suas ações, o Irã deu um passo adicional no sentido da desestabilização da região e corre o risco de provocar uma escalada regional incontrolável. Isso deve ser evitado. Vamos continuar a trabalhar para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada", reforçaram os integrantes do grupo, no texto publicado no portal do governo italiano, que está presidindo o colegiado desde janeiro.

O G7 informou ainda que reforçará a cooperação para pôr fim à crise em Gaza, dando continuidade aos trabalhos em prol de um cessar-fogo "imediato e sustentável" e da libertação de reféns pelo Hamas, além de prestar maior assistência humanitária aos palestinos em necessidade.

Leia também

Israel pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU após ataques do Irã