Coletivo Meio Tempo promove espetáculos e oficinas em Salvador

Atividades artísticas e culturais serão realizadas nos meses entre abril e junho

Por Redação
14/04/2024 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Ton Shübber
Foto: Ton Shübber

Uma verdadeira caravana cultural! Assim é definido o projeto Caravana do Meio Tempo que vai ocupar várias comunidades da capital baiana com apresentações de espetáculos, além de oficinas de teatro e audiovisual. As ações coordenadas pelo Coletivo Meio Tempo serão realizadas nos meses de abril, maio e junho, nos espaços Boca de Brasa localizados na periferia de Salvador (Subúrbio 360º, em Vista Alegre; no Boca de Brasa, em Cajazeiras; e no SESI Casa Branca, na Cidade Baixa).

O grupo foi contemplado no edital Gregórios - Ano III e vai apresentar os espetáculos O Contentor - O Contêiner; Boquinha... e assim surgiu o mundo e Esqueça. O cronograma do projeto também inclui duas oficinas de Teatro e Vídeo, voltadas para jovens e adolescentes que residem nestas localidades. As oficinas temáticas EU - documento do mundo e Criando com Celular mudarão a cada semana, de acordo com o espetáculo a ser apresentado.

"Esta Caravana veio num momento muito importante de afirmação do trabalho do Coletivo. É um projeto de manutenção e de expansão do que estamos realizando desde 2016. É o reconhecimento do trabalho e da arte em que acreditamos, arte feita de gente e pra gente.", afirma o coordenador do projeto, Ridson Reis. Para ele os espetáculos e as oficinas ganham um maior significado cultural, social e democrático, ao serem apresentados em diversos bairros da capital, além de oferecer a oportunidades de lazer, entretenimento e diálogo para toda a comunidade, seja de crianças, jovens, adultos e idosos".

"Somos artistas oriundos de bairros periféricos, de grupos e ONG's de teatro amador. Foi na periferia que aprendi a sonhar, que aprendi que sou cidadão, no sentido pleno da palavra, com deveres e com direitos também. E por isso me sinto na obrigação de fazer o mesmo pelos 'meus'. De poder ofertar arte e formação de qualidade, para que eles possam ter mais referências e sejam sonhadores, porque é através dos sonhos que conseguimos nos manter firmes na realidade", completa.