Bárbara Carine lança livro 'Querido estudante negro'

Após o sucesso de 'Como ser um educador antirracista', a ativista compartilha experiências pessoais repletas de tensões sociais e raciais

Por Redação
24/02/2024 às 10h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A educadora, escritora, pesquisadora e ativista, Bárbara Carine lançou mais um livro intitulado Querido estudante negro. O evento de lançamento foi realizado no Quadrilátero da Biblioteca Central, nos Barris. Após o sucesso de Como ser um educador antirracista, a ativista compartilha experiências pessoais repletas de tensões sociais e raciais.

No novo livro, Bárbara dialoga com dois estudantes negros que, independente das condições financeiras ou sociais, compartilham as experiências vividas em formato de cartas fictícias.

"São histórias de ficção, mas, ao mesmo tempo, as histórias narradas pela jovem negra são todas histórias da minha vida, então, na realidade, é uma ficção que eu diria que é autobiográfica", contou a educadora e influencer.

Para Daudi Akil, estudante oriundo de escola pública e bolsista em escola particular de salvador, existe uma ansiedade de receber o autógrafo da autora e de ler o livro que segura firme nas mãos.

"Já tô muito ansioso para ler esse livro. Eu tenho a certeza que vai ter muita batalha aqui dentro, porque hoje em dia viver numa sociedade dessa forma é horrível. Ser negro já é uma coisa difícil, imagina pra uma mulher negra? Aqui tem parte da história de vida dela, então deve ter sido muita batalha, inclusive, pra publicar o livro", explicou o jovem estudante. 

Com quase 400 mil seguidores nas redes sociais, a intelectual conversou com o público que lotou o Quadrilátero da Biblioteca. Ela explicou que no livro a ideia é mergulhar na complexidade da formação de subjetividades negras e que traz a perspectiva de uma psicopedagogia com leitura racial. 

Leia também:

Semana do Cinema 2024 começa nesta quinta com ingressos a R$ 12; veja como comprar 

Didá, Márcia Short, Ayabass, Timbalada, Filhos de Gandy, Gaby Amarantos, Cortejo Afro Luedji Luna, Ilê Aiyê e muito mais; confira na agenda do Portal M! 

Arraiá do Galinho anuncia festa de 2024 e ingressos com desconto