Carnaval do caos: sábado de atraso, apocalipse, apagão e camarote evacuado na Barra/Ondina

Cacique Carlinhos Brown precisou realizar uma cerimônia para tentar destravar circuito Dodô

Por Bruna Ferraz
11/02/2024 às 10h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

O circuito Dodô (Barra/Ondina) do Carnaval de Salvador é um dos mais movimentados da festa e nesse sábado (10) não foi diferente. A questão, contudo, é que a folia foi prejudicada por uma série de problemas que aconteceram ao longo do circuito.

Tudo começou com o atraso na saída dos trios na concentração, que acontece no início do percurso, na Barra. Foram mais de duas horas de atraso para o início da apresentação de algumas atrações, o que gerou uma confusão com os horários dos blocos e até mesmo com a ordem deles.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, alguns equipamentos de trios e carros de apoio quebraram no local de desarme do circuito, na praça Eliana Kertz, em Ondina. Com isso, também acabou atrasando o horário previsto para voltar para o ponto de armação, no bairro da Graça, que deveria ter sido feito no início da manhã.

Ivete Sangalo também foi uma das artistas que sofreu com o atraso dos trios e, no caso do bloco Coruja, a confusão foi ainda maior pois as cordas da atração foram perdidas, fazendo com que Ivete precisasse deixar o trio de Léo Santana passar na sua frente.

"Estou aqui prontíssima, desde 16h30 para vocês, aliás, estou pronta para vocês desde sempre. É exatamente pelo respeito que eu estou aqui. Aconteceram várias intempéries carnavalescas, que estão nas internas do Carnaval, que atrapalharam o circuito, atrasaram e causaram algumas outras questões de logística. Eu vim aqui, pessoalmente, dizer que tudo é feito para sair conforme o combinado. As vezes não sai. É assim na minha vida, na vida de cada um que está aqui. Nem tudo sai exatamente como a gente imagina. Eu vim aqui com todo respeito, primeiro, agradecer o carinho de vocês de esperarem até esse momento. É chato para cassete, todo mundo combinar de estar aqui 16h30, todo mundo programar a sua viagem, seu turismo... eu vou precisar da ajuda de vocês para resolver essa questão. Por conta dessas coisas carnavalescas o trio de Léo vai passar e depois a gente passa. O que eu faço para resolver, gente? Eu queria até voar! Eu posso até cantar para vocês, mas vou ter que deixar o trio de Léo passar", falou Ivete para o seu público, sob reclamações e vaias.

Baby anuncia apocalipse e Ivete repreende

O atraso na saída dos trios não foi o único desafio vivenciado por Ivete Sangalo na noite desse sábado (10), na Barra/Ondina. Durante a sua passagem pela estrutura de transmissão da Band, a cantora parou para conversar com a equipe da TV e ouviu um recado inusitado da artista Baby do Brasil, que estava entre os convidados da atração.

"Todos atentos, pois nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o senhor enquanto é possível achá-lo! Obrigada, galera!", disse Baby a todos, enquanto Ivete tentava interrompê-la.

"Eu não vou deixar acontecer! Não tem apocalipse certo quando a gente maceta o apocalipse!", respondeu Ivete.

Na sequência, Baby pediu que a baiana cantasse 'Minha Pequena Eva', música que faz referência ao fim do mundo. Ivete, no entanto, disse que cantaria 'Macetando', a sua aposta para música do Carnaval 2024. "É o macetando de Jesus! Ele não permitirá! A força de Deus é maior do que qualquer mandamento, do que qualquer energia, pois ele é a maior energia de todas!", afirmou Ivete.

Apagão

Outro problema que aconteceu nesse sábado (10) no circuito Barra/Ondina foi a falta de energia. Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que o problema foi solucionado pouco depois de meia noite.

"A Prefeitura de Salvador informa que a Neoenergia Coelba solucionou o problema de falta de energia na Barra na noite deste sábado (10). A luz retornou por volta das 0h10. Técnicos da concessionária foram ao local para resolver a situação, que foi acompanhada pela Diretoria de Serviços de Iluminação (DSIP)", informou o comunicado.

Estrutura de Camarote afunda e ele é evacuado

O Camarote 409, Varandão, situado no circuito Barra-Ondina, também passou por problemas após parte da sua estrutura "afundar" na noite desse sábado (10). Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o assoalho da área externa cedeu devido a esforços excessivos promovidos pelos foliões.

Ainda segundo a Codesal, a área foi isolada e evacuada em ação conjunta com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Carlinhos Brown

Após as mais de duas horas de atraso na saída da sua pipoca na Barra-Ondina, o cantor Carlinhos Brown fez um "padê" para destravar o circuito na noite do sábado (10). O cacique desceu do trio para fazer o ritual para ajudar a fluir a passagem dos blocos e trios independentes.

 

Leia também:

Veveta bota o bloco na rua após acalmar foliões irritados com atraso na saída