Secretário da Casa Civil destaca independência financeira da Prefeitura de Salvador e aponta prioridades para 2023

Para Luiz Carreira, a principal marca da gestão atual é a capacidade que a Prefeitura tem em investir cada vez mais e ampliar os projetos na capital

Por Larissa Nunes
28/11/2022 às 11h21
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / YouTube
Foto: Reprodução / YouTube

Secretário da Casa Civil de Salvador desde o primeiro governo de ACM Neto, Luiz Carreira, segue agora com o prefeito Bruno Reis tendo como foco a ampliação de investimentos para execução de projetos e assim deixar a cidade ainda mais estruturada. Em relação às finanças do município, o gestor fez uma avaliação do segundo ano de mandato do atual prefeito da capital baiana.

"Já é um ano em que a gente está conseguindo implementar uma quantidade muito grande de projetos. Viemos de um governo de continuidade do ex-prefeito ACM Neto, com um nível de investimento bastante elevado e felizmente estamos conseguindo manter e até mesmo ampliar os nossos investimentos na cidade", afirmou o secretário durante entrevista nesta segunda-feira (28), para o programa Nova Manhã da rádio Nova Brasil FM com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Entre os investimentos, o secretário destacou as obras do BRT, nas quais suas etapas estão sendo entregues em fases para a população. Luiz Carreira ainda pontuou que ao longo dos anos, a Prefeitura de Salvador se organizou para ter uma independência própria.

"Podemos ver que a cidade está bem cuidada, mantida e com obras praticamente em todos os bairros, mostrando que a prefeitura ao longo de todos esses anos se organizou, estruturou e preparou, e hoje é uma prefeitura que tem inclusive independência própria em investimentos, a exemplo do BRT. As obras do BRT estão sendo tocadas inteiramente com os recursos próprios da prefeitura juntamente com os financiamentos que foram tomados anteriormente", frisou.

Planejamento Estratégico

Com visões voltadas para o próximo ano, Luiz Carreira apontou os principais investimentos e como estão sendo suas execuções. Dentre as obras, o secretário ressaltou as coberturas nas áreas educação, saúde e questões básicas.

"Para o ano de 2023 estamos com uma série de projetos. O prefeito Bruno Reis está nesse momento fazendo um levantamento de todos os projetos que estão em curso e aqueles que vamos iniciar. Nós temos investimentos grandes, como o sistema viário da Rótula do Abacaxi, investimentos também no Subúrbio Ferroviário, além das áreas de educação e saúde. Nunca na história de Salvador, se fez tanto investimento como a prefeitura vem fazendo. Vamos continuar ampliando as coberturas nas questões básicas, construções de novas escolas e assistências sociais."

Em quesito de captação de recursos, sobretudo, de organismos internacionais, Carreira afirmou que com recursos prórpios, a prefeitura já conseguiu alavancar uma ordem de 500 milhões de dólares.

"Desde o inicio do governo de fato, a única mudança na gestão foi a função da responsabilidade social. Com os recursos próprios, nós conseguimos alavancar uma carteira de projetos da ordem que aproxima cerca de 500 milhões de dólares. Nunca a Prefeitura de Salvador tinha feito uma operação de crédito com bancos internacionais, isso garante ao governo a continuidade de investimentos na cidade", completou.

*Confira a entrevista na íntegra: