Festival de Língua Portuguesa movimenta Salvador até novembro

Lançamento da iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (5)

Por Redação
06/05/2022 às 08h58
  • Compartilhe
Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Através de uma parceria da Prefeitura de Salvador e entidades ligadas a preservação da língua portuguesa, a capital baiana vai receber, até novembro deste ano, um festival dedicado ao nosso idioma.

O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio Thomé de Souza, sede da administração municipal. A programação do festival é vasta e terá atrações para os soteropolitanos. 

As ações e eventos têm a premissa de abordar diversas manifestações culturais, música, literatura, culinária, intercâmbio e ações em conjunto com artistas do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e demais países lusófonos.

No dia 12 de junho, por exemplo, será realizada a Corrida da Língua Portuguesa, com largadas de 5km e 10 km, no bairro do Comércio. Ao final da competição, os presentes vão poder celebrar ao som da banda "Mudei de Nome".

Para o mês de julho está prevista a exposição fotográfica "Amado Saramago", que reunirá imagens inéditas do fotógrafo soteropolitano, Xando Pereira, que acompanhou a visita do escritor em Salvador, no ano de 1996. 

Haverá ainda o lançamento do livro "Saramago - os seus nomes", álbum biográfico de Alejandro García e Ricardo Viel. Ambas as atividades fazem alusão às comemorações pelo centenário de nascimento do escritor português e prêmio Nobel de Literatura em 2018.

Já em novembro haverá um grande concerto no Pelourinho, no Centro Histórico, reunindo artistas como Paulo Flores, Gisela João, Larissa Luz, Melly e banda Didá. 

"Temos como objetivo fazer parcerias, congraçamento e relacionamento e fazer isso com países de Língua Portuguesa é fundamental. Neste festival tem música, arte e cultura, mas ter a oportunidade de dialogar sobre a nossa língua é muito lindo", afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).

"Temos raízes históricas com Portugal. No entanto, o evento não se restringe apenas aos dois países, mas considera também uma série de países nos cinco continentes que falam a língua portuguesa", acrescentou.

O cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, afirmou ser especial celebrar o festival na primeira capital do Brasil, devido a cultura vibrante e diversificada. 

"A pandemia nos trouxe o isolamento, mas Língua Portuguesa não ficou confinada. O festival traz diversas comemorações desta língua comum e acontece em grande estilo, por uma porta onde cabe comemorações pelo centenário de Saramago e pelo bicentenário da Independência do Brasil", pontuou.

A programação completa pode ser conferida no site Festival Viva a Língua.