Ministério do Turismo mantém suspensa temporada de cruzeiros pelo Brasil em virtude da pandemia

Em nota, órgão informou, contudo, que negociações prosseguem para viabilizar retomada do setor

Por Yuri Abreu
16/09/2021 às 12h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas, diversos setores da economia já voltaram a operar na tentativa de recuperar o tempo perdido com a pandemia de covid-19. Porém um deles, aqui no Brasil, ainda não possui data de autorização para retorno: o de cruzeiros.

Em 2019/2020, período da última temporada, o impacto na economia nacional foi de R$ 2,24 bilhões e a geração de 33.745 empregos. De lá pra cá, com a crise sanitária, este setor acabou sendo um dos mais afetados.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que, até o momento, não há novidades ou atualizações em relação à autorização da próxima temporada de cruzeiros no país.

Porém, a pasta ressaltou que continua trabalhando em torno dos trâmites e negociações para viabilizar esta temporada de cruzeiros no Brasil. Em caso positivo, a estimativa é de que o impacto na economia nacional chegue a R$ 2,5 bilhões e gere 35 mil empregos.

"O assunto tem sido debatido com outros ministérios como Saúde, Justiça e Infraestrutura, além de outros Órgãos e autoridades, como a Anvisa e o setor de Cruzeiros, e há reuniões marcadas no decorrer dos próximos dias para discussão e adequações dos robustos protocolos de segurança apresentados pelo setor, confiantes de que essa importante atividade econômica possa voltar com segurança no Brasil", explicou o Ministério.

Segundo informações levantadas pela Pasta, os mesmos procedimentos de segurança foram implementados com sucesso em mais de 50 países, onde mais de 1,5 milhão de pessoas já voltaram a navegar.