Pular para o conteúdo
Início » Câmara aprova projeto de Daniel Almeida que cria universidade federal em Jacobina

Câmara aprova projeto de Daniel Almeida que cria universidade federal em Jacobina

Projeto teve parecer favorável da deputada federal Lídice da Mata

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (8), o projeto 7353/14 do deputado Daniel Almeida (PCdoB) para a criação da Universidade Federal do Piemonte da Diamantina. Relatora da proposta, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) deu parecer favorável e informou que a sede da instituição de ensino será no município de Jacobina.

“Investir na educação, é investir em desenvolvimento e dignidade. Por isso, me sinto feliz em contribuir com essa importante área. O povo de Jacobina e da região merece esse instrumento de transformação social, que é a implantação de uma universidade federal”, declarou Daniel.

O Território de Identidade Piemonte da Chapada Diamantina, que tem população estimada de 210 mil habitantes, segundo o Censo 2020, compreende nove municípios na Bahia: Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova.

Ainda segundo o levantamento, o município possui 60% dos seus habitantes na zona urbana e 40% na zona rural. Mais da metade dos seus moradores têm entre 15 e 59 anos.

A região possuía, no ano de 2017, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), 82 estabelecimentos de ensino superior, em situação de aulas presenciais e 422 polos de educação à distância (EAD).

Marcações: