Câmara aprova projeto de Daniel Almeida que cria universidade federal em Jacobina

Projeto teve parecer favorável da deputada federal Lídice da Mata

Por Flávio Gomes
09/09/2021 às 10h03
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (8), o projeto 7353/14 do deputado Daniel Almeida (PCdoB) para a criação da Universidade Federal do Piemonte da Diamantina. Relatora da proposta, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) deu parecer favorável e informou que a sede da instituição de ensino será no município de Jacobina.

"Investir na educação, é investir em desenvolvimento e dignidade. Por isso, me sinto feliz em contribuir com essa importante área. O povo de Jacobina e da região merece esse instrumento de transformação social, que é a implantação de uma universidade federal", declarou Daniel.

O Território de Identidade Piemonte da Chapada Diamantina, que tem população estimada de 210 mil habitantes, segundo o Censo 2020, compreende nove municípios na Bahia: Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova.

Ainda segundo o levantamento, o município possui 60% dos seus habitantes na zona urbana e 40% na zona rural. Mais da metade dos seus moradores têm entre 15 e 59 anos.

A região possuía, no ano de 2017, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), 82 estabelecimentos de ensino superior, em situação de aulas presenciais e 422 polos de educação à distância (EAD).