Série baiana "Donas do Baba" estreia na TVE Bahia

Produção documental revela histórias e rotinas de mulheres que têm diferentes relações com o futebol

 

Por Redação
22/02/2021 às 11h01
  • Compartilhe
Foto: Frame\Divulgação
Foto: Frame\Divulgação

A série documental baiana "Donas do Baba" estreia na TVE Bahia no dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em cinco episódios, com estreias todas as segundas-feiras, às 20h, a produção mostrará a mulher em suas variadas relações com o futebol. 

Não se trata de uma investigação sobre o futebol feminino, as histórias partem de personagens que têm esta paixão nacional marcada em suas vidas, e não só dentro de campo. Como se dá esta presença, como fortalecê-la num ambiente marcadamente machista, como o futebol baliza suas vidas, como vivenciam seus laços afetivos e profissionais com este universo?

Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série "Donas do Baba" foi realizada através do "Bahia na Tela" - Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB).

"É um projeto que surgiu, antes de tudo, do meu desejo de falar desse assunto a partir de uma perspectiva feminista e de fazer as pazes com a minha própria relação com futebol", explica a diretora Tais Bichara. "Espero muito que outras meninas e mulheres se sintam representadas pelas nossas personagens e pelo que construímos", completa ela.

A estreia de "Donas do Baba", em 8 de março, virá com o episódio "Jornalista". O cenário é Turim, na Itália, onde a série acompanha a jornalista esportiva Clara Albuquerque. Longe do Brasil há três anos, ela é uma das poucas mulheres na cobertura de um dos maiores clubes do mundo, o Juventus. Coletiva, dia de jogo, programa ao vivo e os bastidores de todas as funções que Clara exerce como um time-de-uma-mulher-só, driblando os preconceitos para ter voz e espaço.

"Futebol para mim sempre significou família. Desde pequena, todo mundo costumava viver junto os dias de jogo. Minha mãe sempre foi a mais apaixonada da casa e isso foi contagiante para mim", conta a personagem da estreia. "O engraçado é que hoje vivo futebol bem longe da minha família, mas, na série 'Donas do Baba', fica muito claro que, mesmo estando fisicamente tão longe, numa rotina tão solitária, para mim, futebol é casa", conclui Clara Albuquerque.

Além das datas de lançamento, os episódios serão reprisados duas vezes dentro da mesma semana: nas quartas-feiras, às 7h30, e nas quintas-feiras, às 20h30.