Pular para o conteúdo
Início » Vender imagem? Às vésperas de conferência do clima da ONU, Bolsonaro publica pacote ambiental

Vender imagem? Às vésperas de conferência do clima da ONU, Bolsonaro publica pacote ambiental

Na sexta-feira (29), o presidente chegou a dizer que o ator Leonardo DiCaprio deu "dinheiro para tacar fogo na Amazônia"

As medidas de um pacote na área ambiental, do governo Jair Bolsonaro foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (29). Dentre elas estão a criação de uma comissão para controle de desmatamento ilegal. Por terem sido divulgadas às vésperas do início da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas (COP-25), as medidas são vistas por especialistas, segundo a Folha de S. Paulo, como uma tentativa de vender uma imagem mais positiva do Brasil no evento, após as sucessivas crises ambientais.

O decreto que trata de desmatamento ilegal fala em “propor planos e diretrizes e articular e integrar ações estratégicas para prevenção e controle do desmatamento ilegal e recuperação da vegetação nativa nos biomas”. O texto também estabelece a coordenação e monitoramento da implementação dos planos contra desmate, como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM).

Um dos decretos reconstitui uma comissão destinada a tratar de REDD + (Redução das Emissões de gases provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal), um mecanismo que pode auxiliar o país a atrair verbas estrangeiras. O colegiado foi extinto pelo governo em abril.

As medidas foram editadas no momento em que o presidente Jair Bolsonaro voltou a acusar, sem provas, ONGs pelos incêndios na floresta brasileira. Nesta sexta, ele chegou a dizer que o ator Leonardo DiCaprio deu “dinheiro para tacar fogo na Amazônia”

Marcações: