União Brasil e PP confirmam federação e formam maior bancada do Congresso
Após a convenção desta terça-feira, o acordo entre os dois partidos será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologação
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Uma convenção conjunta realizada em Brasília, nesta terça-feira (19), oficializou a formação da Federação União Progressista (UPb), resultado da união entre União Brasil e Progressistas (PP). O novo bloco passa a ter 109 deputados federais e 15 senadores, configurando-se como a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
Além do peso no Congresso, a federação reúne seis governadores, quatro vice-governadores, 186 deputados estaduais, quatro distritais, 1.335 prefeitos, 1.183 vice-prefeitos e 12.398 vereadores em todo o país. Entre os governadores está Ronaldo Caiado (GO), cotado como pré-candidato à Presidência da República.
Estrutura e comando da nova federação
A condução da Federação União Progressista será compartilhada entre o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Os partidos mantêm presença no governo federal, com Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações), pelo União, e André Fufuca (Esporte), pelo PP.
Durante a manhã, dirigentes das duas siglas aprovaram o estatuto da federação. O documento servirá como base para orientar o funcionamento interno e a atuação política do novo bloco partidário.
O próximo passo será a finalização do programa da federação, que vai detalhar as diretrizes políticas. Após essa etapa, o registro formal deve ser protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Convenção do PP e recondução de Ciro Nogueira
Também nesta terça-feira (19), o senador Ciro Nogueira foi reconduzido à presidência nacional do Progressistas, durante convenção partidária em Brasília. O secretário de Governo de Salvador e presidente municipal do PP, Cacá Leão, destacou a relevância da decisão.
“Este é um dia importante para a política nacional. Nesta manhã, demos o primeiro passo deste que será o maior bloco partidário do Brasil, com a eleição da nova Executiva Nacional do Progressistas, que reconduziu o senador Ciro Nogueira ao cargo de Presidente Nacional do partido”, afirmou.
De acordo com ele, a federação com o União Brasil, além de resultar no comando de cerca de 20% das cadeiras do Congresso Nacional, é responsável por marcar “um novo momento de transformação para o Brasil e para o povo brasileiro”.

Na convenção, realizada com a presença de Ciro Nogueira e dos deputados federais Mário Negromonte Júnior, presidente estadual do PP na Bahia, e Cláudio Cajado, Cacá Leão acrescentou que “união de forças, trabalho, equilíbrio e muito diálogo” serão prioridades da nova composição política.
Cerimônia oficial e transmissão
A formalização da federação ocorreu à tarde, em evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A cerimônia teve transmissão ao vivo pela internet.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), também esteve presente. Ele frisou que a federação formada com o Progressistas vai ser benéfica tanto para o país quanto para a Bahia. “Hoje participo, em Brasília, da convenção extraordinária nacional do União Brasil”, iniciou.
“Estão aqui prefeitos da Bahia, vereadores, deputados, representantes do Congresso do nosso partido e nossos governadores. Nossa federação vai contribuir de forma decisiva para o futuro do Brasil e para o futuro da Bahia”, complementou.

Após a aprovação, Reis enfatizou a importância da União Progressista para o futuro político do país e da Bahia. “Nosso partido, por aclamação, decidiu pela federação. Estão aqui prefeitos de todo o Brasil, vereadores, deputados estaduais, os representantes no Congresso Nacional e os nossos governadores. À tarde vamos estar com a União Progressista, formando a maior federação do país. Nossa federação vai contribuir de forma decisiva para o futuro do Brasil e para o futuro da Bahia”, disse.
ACM Neto diz que federação marca início de ‘projeto de oposição’
Durante o evento, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, afirmou que a federação marca o início de um novo ciclo de enfrentamento político, especialmente contra o PT na Bahia, onde o grupo governista está há quase duas décadas no poder.
“Eu acho que ela (a federação) já assegura um ponto de partida bem interessante, com grande musculatura, dois partidos muito fortes, que têm história, tradição e peso político na Bahia. Então, para a construção de um projeto de oposição é uma largada bastante relevante”, disse.
Segundo ele, o objetivo agora é dialogar com outros partidos de oposição para a criação de uma frente ampla e de “preferência”, uma “frente única”, para enfrentar o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
ACM Neto também rechaçou qualquer possibilidade de aproximação com o governo petista, reforçando o caráter oposicionista da federação.
“Eu, honestamente, não vejo hipótese de alinhamento com o governo, nem de aliança com o PT. Ao contrário, a federação nasce para ajudar a construir uma alternativa para o Brasil no ano que vem”.
O ex-prefeito de Salvador destacou ainda que a união entre União Brasil e PP pode contribuir para reduzir a radicalização política e oferecer ao eleitor baiano e brasileiro um projeto alternativo, de estabilidade e compromisso com as pessoas.
Após a convenção desta terça-feira, o acordo entre os dois partidos será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologação.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.