Pular para o conteúdo
Início » Sílvio Humberto diz que PSB não é refém de decisão do presidente do Esporte Clube Bahia

Sílvio Humberto diz que PSB não é refém de decisão do presidente do Esporte Clube Bahia

Vereador também analisou a pesquisa eleitoral que mostra o vice-prefeito Bruno Reis como líder da disputa

O presidente do PSB em Salvador, Sílvio Humberto, negou que a agremiação esteja refém da decisão do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, de se candidatar ou não na eleição municipal de 2020 em Salvador. Segundo informações do jornal Tribuna da Bahia, a sigla atualmente conta com dois pré-candidatos: a deputada federal Lídice da Mata e o próprio Silvio. Apesar de não estar filiado, Guilherme é cotado para ingressar no grupo com a garantia de encabeçar uma chapa majoritária.

Segundo o vereador, o que o partido tem feito faz parte do jogo político. Sobre Guilherme ele disse: “é alguém importante? É, mas o PSB é maior do que as pessoas. Maior do que eu, do que Lídice… Por isso que é partido. É uma construção coletiva. Não vejo de outra forma. Evidentemente vejo as especulações, mas de fato concreto não tem nada. Então, é em cima disso que eu tenho me posicionado”, afirmou em entrevista para o jornal.

Sílvio afirmou manter a sua pré-candidatura, enquanto alguém que segundo ele, tem trabalhado pela promoção da igualdade racial na cidade. “E tenho insistido que a cor tem que começar a deixar de contar, porque a cor tem contado sempre nesse jogo. […] O que tem aparecido de novo nesse debate são as pré-candidatura negras no pleito para a prefeitura de Salvador”.

O vereador também sinaliza que o partido pode compor com os petistas mais uma vez na Bahia. “Por mais que a gente entenda o Brasil, você não entende o Brasil sem suas partes. E principalmente na política não é a primeira vez que a gente vê, na campanha nacional, os arranjos locais. Essa é a história da República nesse país. Por mais que você tenha algumas definições nos planos nacionais, você tem os arranjos locais”.

Pesquisa

Sobre a pesquisa do Big Data/Record, que apontou o vice-prefeito e possível pré-candidato Bruno Reis (DEM) como favorito na corrida pela capital baiana, Sílvio disse que ficou surpreso com o nome de Lídice não ter aparecido. “É preciso avaliar como é feita a pesquisa, porque não tive acesso. É preciso ver quais foram os nomes listados, já que é uma pesquisa estimulada. Esse é o meu questionamento, não o resultado. Mas, na medida que a pesquisa não oferece outros nomes… Isso está sendo divulgado, é apenas reconhecer o fato objetivamente.Ainda tem muita água para passar embaixo dessa ponte”.

Ele chegou a analisar o motivo que leva Reis ter vantagem no momento. “Se você está tendo uma exposição, vai desde o batizado de boneca até as inaugurações, é evidente que você tem uma pré-campanha em custo. Então, a exposição está dentro da estratégia da base governista”.

Marcações: