Senado deve analisar recondução de Paulo Gonet à PGR na próxima semana
Atual procurador-geral da República foi novamente indicado peplo presidente Lula ao cargo por mais 2 anos
Antonio Augusto/STF
A recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) deve ser analisada, na próxima semana, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado Federal. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), confirmou, nesta última terça-feira (4), que o processo de sabatina e votação do nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser concluído ainda neste mês.
Gonet, que já ocupa o cargo de procurador-geral da República, foi novamente indicado por Lula para permanecer à frente da PGR por mais 2 anos. A nomeação, no entanto, depende da aprovação do Senado. O processo começa na CCJ e, em seguida, segue para o plenário.
CCJ marca sabatina para próxima quarta-feira (12)
A Comissão de Constituição e Justiça marcou, para próxima quarta-feira (12), a sabatina de Paulo Gonet. O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi designado relator da mensagem presidencial e apresentou parecer favorável à recondução do procurador.
A leitura do relatório ocorreu, nesta quarta-feira (5), na CCJ, sob a presidência do senador Otto Alencar (PSD-BA). O parecer não apontou impedimentos à permanência de Gonet no cargo. Durante a leitura, os parlamentares aprovaram um pedido de vista coletiva, o que adiou a votação final do parecer para a próxima semana, após a realização da sabatina.
A expectativa é que a CCJ aprove o nome de Gonet e envie o relatório ao plenário, onde ocorrerá a votação definitiva. Caso o Senado confirme a indicação, o procurador será reconduzido ao cargo até o fim de 2027.
Quem é Paulo Gonet
Paulo Gustavo Gonet Branco é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Doutor em Direito também pela UnB, Gonet atua como professor universitário há mais de 35 anos e é considerado um dos principais nomes do direito constitucional no país.
Ele iniciou sua carreira no Ministério Público Federal em 1987, após ser aprovado em primeiro lugar no concurso público, e foi promovido a subprocurador-geral da República em 2012. Antes disso, trabalhou como assessor do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Francisco Rezek, entre 1983 e 1987.
Durante sua gestão na PGR, Paulo Gonet encaminhou ao Supremo diversas ações de impacto político e jurídico, incluindo a denúncia contra a trama golpista que atentou contra o Estado Democrático de Direito — episódio que culminou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão.
Além da atuação institucional, Gonet é autor de livros e artigos jurídicos. Em 2008, recebeu, ao lado do ministro Gilmar Mendes, o Prêmio Jabuti pela obra Curso de Direito Constitucional, uma das mais utilizadas em faculdades de Direito no Brasil.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva