Pular para o conteúdo
Início » Secretaria realiza encontro estadual de mulheres e política

Secretaria realiza encontro estadual de mulheres e política

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Encontro acontece nesta terça-feira (26), na AL-BA e trata dos desafios das mulheres em ano eleitoral

Apesar de muitos avanços e das mulheres representarem mais de 53% do eleitorado brasileiro, a representação feminina nos parlamentos ainda é muito baixa. Pensando nos desafios enfrentados pelas mulheres na política, que a SPM realiza nesta terça-feira (26), das 9h00 às 17h, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Encontro Mulher e Política “Pelo Empoderamento Político das Mulheres”, uma atividade potente que possibilitará a troca, formação política e construção de redes de apoio para as mulheres de todo o Estado da Bahia.

A primeira mulher eleita no Brasil foi Alzira Soriano Teixeira, em 1928, na cidade de Laje, interior do Rio Grande do Norte.  Alzira foi a primeira prefeita eleita no país e, na época,  a mulher não tinha direito ainda ao voto.

A eleição de Soriano só foi possível graças a uma lei municipal do Rio Grande do Norte que autorizava a concorrência das mulheres em eleições municipais. Quatro anos depois, em 1932,  o presidente Getúlio Vargas reconheceu  o direito ao voto feminino e o incorporou à Constituição Brasileira em 1934. Há 92 anos, muitas mulheres seguiram os passos de Alzira na disputa por espaços nos municípios, estados e na ocupação do mais alto cargo político do país; quando a presidente Dilma Rousseff ocupou o feito histórico de ser a primeira mulher a assumir a Presidência da República em 2010.

O evento conta com a participação de candidatas, parlamentares, pesquisadoras e mulheres que desejam conquistar um espaço na política para debater a participação e representatividade das mulheres e suas diversidades, incentivando o empoderamento para que mais mulheres ocupem os espaços de poder e de tomada de decisão. “Nenhuma mulher que se interesse por política deverá ficar de fora dessa atividade. Como mulher, e atual secretária de estado, sempre precisei ter coragem para disputar muitos espaços na esfera política, que infelizmente, ainda é um espaço majoritariamente masculino. Por essa vivência, convido todas as mulheres a se apropriarem dos seus potenciais e comparecerem a esse encontro. Será um momento fundamental para as mulheres que pretendem se candidatar a cargos políticos ou se interessam pelo assunto. Estamos com todo o nosso potencial de escuta ativado para este dia especial”, convocou a Secretária de Políticas Para as Mulheres, Elisangela Araújo.

 

 

Leia também:

Lauro de Freitas: Moema bate-martelo e lança pré-candidatura de Antonio Rosalvo a prefeito 

Débora Santana celebra futuro Hospital do Homem: ” Eles terão seu local de acolhimento” 

Bruno diz que Marcelle abriu mão de medida contra o irmão após presença do ex-vereador em evento 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)