Relator da PEC do Ajuste Fiscal reduz verba do Fundeb para educação integral
Além das alterações no Fundeb, a PEC prevê a redução gradual no número de trabalhadores com direito ao abono salarial

O deputado Moses Rodrigues (UNIÃO-CE), relator da PEC do Ajuste Fiscal, alterou o texto enviado pelo governo. Entre as principais alterações, a parcela do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) destinada à educação integral foi reduzida, o que impacta diretamente o financiamento dessa modalidade.
Na proposta original, 20% dos recursos do Fundeb transferidos pela União aos estados, Distrito Federal e municípios seriam aplicados no ensino em tempo integral. Após as mudanças, esse percentual foi reduzido para 10% em 2025 e 4% a partir de 2026. A alteração diminui a obrigatoriedade de alocação de recursos específicos para escolas de tempo integral, permitindo que o MEC redistribua despesas no orçamento.
Entidades educacionais, como a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), afirmam que a mudança facilita a transferência de responsabilidades para o Fundeb, enquanto reduz os gastos diretos do Ministério da Educação (MEC) com a educação integral.
Debates entre parlamentares sobre a medida
Moses Rodrigues defendeu a proposta como um equilíbrio entre ajuste fiscal e apoio à educação. “Nesse texto sobre o Fundeb, há o equilíbrio fiscal necessário e também a garantia da ampliação do ensino em tempo integral”, explicou.
Por outro lado, parlamentares críticos apontaram que a redistribuição dos recursos pode prejudicar outras áreas da educação básica. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) declarou: “Não adianta vestir um santo desvestindo outro. A proposta prevê recursos para escolas de tempo integral, mas tira da escola convencional”.
Já a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) defendeu a medida. “O Fundeb vai seguir aumentando. O que estamos trazendo é o fortalecimento da política de educação em tempo integral, em parceria com os entes e o MEC”, destacou.
Novas regras para alimentação escolar
Outra mudança incluída na PEC é a possibilidade de usar os recursos do Fundeb para alimentação escolar. O deputado Rafael Brito (MDB-AL) justificou a inclusão como uma solução para insuficiências no repasse do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Estamos cansados de ver matérias sobre crianças dividindo o ovo na hora da merenda porque o repasse do PNAE é insuficiente”, afirmou.
Ajustes em benefícios e corte de gastos
Além das alterações no Fundeb, a PEC prevê a redução gradual no número de trabalhadores com direito ao abono salarial. Atualmente, o benefício é garantido a quem recebe até dois salários mínimos. Caso a proposta seja aprovada, apenas quem ganha até 1,5 salário mínimo terá direito.
A PEC, que será votada nesta quinta-feira (19) na Câmara dos Deputados, faz parte do pacote de cortes anunciado pelo governo. O objetivo é limitar o crescimento das despesas e ajustar os gastos ao novo arcabouço fiscal, que estabelece um teto de gastos para o setor público.
Mais Lidas
Política
Wilson Cardoso pede intervenção federal para combater seca na Bahia
Últimas Notícias

Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação

‘Dia delas’: evento celebra mães atípicas com deficiência com serviços gratuitos e atividades neste sábado
Programação no Parque da Cidade inclui sessões de massagens, limpeza de pele, auriculoterapia e outras atividades

Luciano Suedde defende fortalecimento da comunicação pública e reforça papel da atuação digital nos estados
Suedde representou o Governo do Estado durante o 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom)

Toffoli vota contra recursos e mantém condenações de quatro réus por tragédia da Boate Kiss
Posição anterior do Superior Tribunal de Justiça havia anulado as sentenças

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Imposto de Renda: veja quem precisa declarar em 2025 e quantos já enviaram documento
Até às 17h desta sexta-feira (4), foram entregues 8,2 milhões de declarações. Volume representa 17,75% do total previsto para este ano

Governo da Bahia lança projeto para qualificar mototaxistas e oferece crédito para moto 0 km
Iniciativa alcançará 75 municípios da Bahia ao longo de três anos, com previsão de 6.500 vagas para cursos de Especialização e Atualização

Jorge Araújo decide disputar vaga na Câmara Federal em 2026 e defende federação PP e União Brasil
Ao Portal M!, o vereador também comentou sobre os desafios enfrentados no Legislativo municipal e a forma como tem conduzido seu mandato

STF antecipa julgamento do núcleo 2 da trama golpista para os dias 22 e 23 de abril
Entre denunciados estão ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e o ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins

Zanin rejeita recursos e mantém deputados do PL como réus por suspeita de desvio de emendas
Julgamento ocorre no plenário virtual e deve seguir até a próxima sexta-feira (11)

‘O Brasil é dos brasileiros’: Governo Lula lança campanha de R$ 50 milhões para mostrar ações e recuperar popularidade
Lançamento ocorre em meio a queda nos índices de aprovação da gestão petista