Pular para o conteúdo
Início » Quem completar 18 anos entre 1º e 2º turno das eleições é obrigado a votar?

Quem completar 18 anos entre 1º e 2º turno das eleições é obrigado a votar?

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Mais de 152 milhões de eleitores escolherão, neste ano, candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

Mais de 152 milhões de eleitores escolherão, neste ano, candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e, onde for necessário, o segundo turno será no dia 27 de outubro. De acordo com a Justiça Eleitoral brasileira, o voto é obrigatório a partir de 18 anos de idade e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas. 

Dessa forma, se o jovem completar 18 anos depois do primeiro turno e antes do segundo turno e possuir o título de eleitor, o voto dessa pessoa será facultativo no primeiro turno. Já no segundo turno, o voto será obrigatório.

Situação sem o título de eleitor

Agora, caso a pessoa ainda não tenha o título de eleitor, porque somente quer tirar o documento quando completar 18 anos, isso não será problema. Contudo, não será possível votar em nenhum dos turnos das eleições municipais de 2024. Isso porque o alistamento eleitoral fechará para novas inscrições a partir de 9 de maio deste ano.

Nesse tipo de situação, o jovem não está inscrito na Justiça Eleitoral; portanto, não é considerado eleitor. Assim, não poderá votar de forma facultativa no primeiro turno, mesmo tendo 17 anos, e nem no segundo turno, apesar da obrigação por ter completado 18 anos. Ele passaria a votar apenas nas eleições seguintes.

Como emitir o título de eleitor

Para solicitar este documento, é preciso acessar o Portal do TSE, clicar na seção “Autoatendimento Eleitoral” e seguir os procedimentos solicitados. O alistamento eleitoral pode ser feito até dia 8 de maio. Caso prefira, o cadastramento pode ser feito presencialmente no cartório mais próximo. A emissão do documento é feita de maneira simples, rápida, e gratuita.

 

Leia também:

Quando é a eleição de 2024? Voto será para prefeito e vereador da sua cidade

Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

Eleições 2024: veja principais datas e novidades do calendário eleitoral

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)