header1_bg
1__BANNER_728x90
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_CAPITAL_728x90___SAO_JOAO_2024
BANNER_728x90___BRT_LAPA
BANNER_728x90___E_LAURO__E_TRABALHO
1__BANNER_728x90
Pular para o conteúdo
Início » Pacheco cita grito de socorro de cidades e pede diálogo por desoneração de prefeituras

Pacheco cita grito de socorro de cidades e pede diálogo por desoneração de prefeituras

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Segundo relatório da CNM, 49% dos municípios fecharam o ano de 2023 em déficit, totalizando um rombo de 9,8 bilhões de reais

“Grito de socorro” foi assim que o presidente do senado, Rodrigo Pacheco (PSD) descreveu a situação fiscal dos municípios brasileiros. Durante o dircurso de abertura da sessão de debates desta segunda-feira (13), Pacheco enfatizou a situação financeira delicadas das prefeituras ao redor do Brasil, utilizando como base o estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Segundo o relatório, 49% dos municípios fecharam o ano de 2023 em déficit, totalizando um rombo de 9,8 bilhões de reais. Durante seu discurso, Pacheco ressaltou que o estudo deixou claro que as despesas municipais com saúde, educação e obrigações constitucionais correspondem a metade das despesas publicas, o que limita as prefeituras a ajustarem seus orçamentos. Ele também chamou atenção para as dívidas previdenciárias como uma fonte adicional de pressão financeira.

O senador defendeu uma maior colaboração entre o governo federal e os municípios, especialmente em relação à desoneração da folha de pagamento dos servidores municipais. Pacheco mencionou seu próprio envolvimento em negociações anteriores para desonerar 17 setores econômicos e expressou a necessidade de estender essa desoneração às prefeituras.

Como forma de solução para o problema vigente, Pacheco propôs o dialogo entre municípios e todos os níveis do governo, buscando um empenho das partes para uma solução consensual que possa aliviar o problema financeiro de todas as prefeituras do país.

 

Leia também: 

Alckmin diz que meta de déficit zero continua e defende que medida é importante para cumprir arcabouço fiscal

Lira processa Felipe Neto por ter sido chamado de ‘excrementíssimo’ pelo youtuber

A portas fechadas, Lídice comanda primeira reunião como coordenadora de campanha de Geraldo Júnior

Política