Pablo Roberto mira vaga na Câmara em 2026 e aponta desafios da gestão em Feira
Vice-prefeito e deputado estadual licenciado ressalta que foco é ampliar representação da cidade em Brasília e fortalecer sua atuação política
Jorge Magalhães/PFS
O vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto (PSDB), reafirmou, nesta sexta-feira (19), que pretende disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026 e ainda apontou os desafios do primeiro ano da nova gestão municipal. A declaração foi feita durante entrevista com os jornalistas Osvaldo Lyra (editor-chefe do Portal M!), Matheus Morais, Gomes Nascimento e Catia Rhawllesty, no programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM). O tucano, que se licenciou do mandato de deputado estadual para assumir a vice-prefeitura após as eleições de 2024, confirmou a intenção de deixar o cargo municipal até o próximo ano para disputar o pleito.
A cidade de Feira de Santana, segunda maior da Bahia, celebrou, na última quinta-feira (18), 192 anos de emancipação. Atualmente, o município é comandado pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil), que foi reeleito em 2024 para o seu quinto mandato.
Eleições de 2026: candidatura ganha força
Durante a entrevista, Pablo Roberto destacou que sua principal meta política é conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados. O vice-prefeito comentou que, no passado, Feira de Santana chegou a ter quatro ou cinco representantes em Brasília, mas atualmente conta com apenas um parlamentar, o que limita a capacidade de articulação da cidade para captar investimentos e emendas parlamentares.
O tucano mencionou o atual deputado federal Zé Neto (PT), que já disputou a prefeitura cinco vezes sem sucesso. O parlamentar, inclusive, foi lembrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, nessa última quarta, quando parabenizou a cidade pelos 192 anos de Feira de Santana e brincou com o petista: “Candidato cinco vezes e não se elegeu ainda”.
Segundo Pablo Roberto, a população tem cobrado que ele aceite esse desafio. Embora tenha reconhecido que sonha em um dia governar a cidade, o tucano disse que não é o momento de tratar sobre sucessão municipal. O foco, segundo ele, é consolidar a candidatura a deputado federal em 2026, como forma de ampliar a representação política de Feira no cenário nacional.
“As pessoas têm feito esse chamado para que eu possa disputar a eleição como deputado federal”, enfatiza.
Política em Feira de Santana e na Bahia
Ao falar sobre o cenário político, o vice-prefeito de Feira de Santana reforçou a importância de manter uma relação republicana com os governos estadual e federal. De acordo com Pablo Roberto, o prefeito José Ronaldo (União Brasil) tem histórico de diálogo com diferentes lideranças, independentemente de partido, sempre visando benefícios para a população.
Para ele, essa postura deve prevalecer. Pablo citou, por exemplo, a recente visita do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), à cidade, quando foram anunciadas novas obras e unidades habitacionais. O vice-prefeito ressaltou que a prefeitura tem uma equipe técnica preparada para elaborar projetos que viabilizem a chegada de recursos.
Ele também analisou o ambiente político na Bahia, mostrando otimismo em relação à oposição, especialmente à atuação do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Sem arriscar projeções sobre chapas majoritárias, Pablo Roberto destacou que a população deve ter a oportunidade de avaliar modelos diferentes do que governa o Estado há quase 20 anos.
Aniversário de Feira de Santana e desafios da gestão
A entrevista também destacou o aniversário de 192 anos de Feira de Santana, celebrado na última quinta-feira (18). Para o vice-prefeito, a data reafirma o espírito acolhedor e a força da população local, mas também evidencia desafios que precisam ser enfrentados.
Ele lembrou que a programação contou com missa, entrega de obras, sessão solene na Câmara e homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Entre elas, o próprio vice-prefeito, que recebeu o título de Grande Comendador da Ordem Municipal do Mérito, a mais alta honraria concedida pelo município.
“É uma sensação de muita responsabilidade e compromisso em continuar servindo à cidade”, resume.
Ao avaliar a gestão municipal, Pablo Roberto reconheceu que 2024 foi um ano de dificuldades financeiras, mas assegurou que a prefeitura de Feira de Santana tem conseguido manter o equilíbrio fiscal e garantir a continuidade dos serviços essenciais. Ele frisou que o trabalho é feito de forma responsável, para que a população siga sendo atendida em áreas fundamentais, como saúde, educação e infraestrutura.
Desafios e perspectivas para o futuro
Além da atuação administrativa, o vice-prefeito de Feira de Santana ressaltou a importância de oxigenar a política local com novos nomes. Para ele, embora seja essencial respeitar as lideranças tradicionais, também é necessário abrir espaço para renovação e para novas ideias que dialoguem com os anseios da população. Nesse sentido, Pablo entende que a cidade precisa ampliar sua voz em Brasília, fortalecendo a representatividade política e criando condições para atrair investimentos.
“Não vejo outro caminho senão aceitar mais esse chamado da cidade”, destacou em referência à sua pré-candidatura.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas