Pular para o conteúdo
Início » Neto afirma que criação de federação UB e PP só será discutida em fevereiro

Neto afirma que criação de federação UB e PP só será discutida em fevereiro

Neto afirma que criação de federação União Brasil e PP só será discutida em fevereiro
Segundo ex-prefeito, decisão só será tomada após eleição da presidência do Congresso e defende Elmar no comando da Câmara

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, defendeu, na noite desta última segunda-feira (15), discutir sobre a criação da federação entre o UB e o PP, mas o assunto só será colocado em pauta a partir de fevereiro. Segundo o ex-prefeito de Salvador, o foco agora do partido “é nas eleições municipais, em fazer um número grande de prefeitos em todo o país, com especial destaque para as capitais e grandes cidades, não apenas aqui da Bahia”.

“Eu sempre fui defensor que o assunto fosse tratado, eu não vejo razão para não tratar do assunto. Agora, nesse momento, não é uma pauta, não é uma agenda e nós não estamos discutindo essa possibilidade”, ressaltou o dirigente partidário lançamento do curso de qualificação e capacitação de agentes públicos, intitulado “Melhores do Brasil”, em Salvador, pela Fundação Índigo, na qual é presidente.

De acordo com ACM Neto, a decisão sobre a federação só será tomada após eleição da presidência do Congresso. “Depois da eleição [municipal], aí nós vamos ter a agenda do Legislativo, das eleições da Câmara [dos Deputados] e do Senado, onde o União Brasil hoje possui dois fortes candidatos, deputado [federal] Elmar [Nascimento] e o senador Davi Alcolumbre. E aí eu acho que só depois de fevereiro, quando for superada essa agenda de eleição congressual, que se vai tratar de impossíveis alianças, federações, novas fusões. Eu acho que vão acontecer vários movimentos partidários pós-eleição municipal e eleição do Congresso, mas é claro que ninguém vai tratar sobre isso agora porque a pauta é outra”, pontuou.

Apoio do PDT a Elmar

O ex-prefeito também comemorou o anúncio, na última quarta-feira (10), do apoio de 18 deputados federais do PDT ao correligionário baiano. Para ele, “foi muito importante nessa consolidação do nome de Elmar como presidente da Câmara”.

“Eu estava presente, inclusive, na reunião ao lado de Elmar. Foi muito importante porque é um apoio que vem do campo da centro-esquerda, que vem do coração do governo, assim como nós avançamos com o PSB e como também eu sei que ele está dialogando com o PCdoB, com o PV, com o próprio PT. A candidatura de Elmar não é do União Brasil, ela é uma candidatura ampla, plural, da Casa e, consequentemente, ele tem que construir essas pontes que vão da direita à esquerda, de preferência para que a Câmara tenha um presidente que ajude a tocar essa agenda do país. E para a Bahia, em especial, vai ser muito importante ter um baiano na presidência da Câmara dos Deputados e por isso nosso integral apoio”, ressaltou.

Além de Elmar, outro baiano também está na disputa para presidir a Câmara: o deputado federal Antonio Brito, líder do PSD na Casa. Os outros pré-candidatos são o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), e o líder do MDB, Isnaldo Bulhões Jr (AL).

Eleições 2026

Questionado se a vitória de Elmar Nascimento na presidência da Câmara poderia contribuir para uma possível nova candidatura ao governo da Bahia em 2026, Neto voltou a desconversar sobre o assunto. “Vamos separar as coisas, porque agora não tá na hora de gerar ciúmes nos outros. Elmar, além de meu aliado político, é meu amigo, sabe que tem meu integral apoio, nós vamos estar juntos, mas 26 só pra frente”, pontuou o ex-prefeito que se candidatou em 2022, mas acabou perdendo no segundo turno para o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Leia também:

ACM Neto diz que VLT e ponte Salvador-Itaparica já viraram ‘mito’

ACM Neto lança ‘Melhores do Brasil’ para capacitar e qualificar agentes públicos ligados ao União

Antonio Brito não comenta possível apoio do PSB a Elmar e diz esperar posicionamento de Lira para sucessão na Câmara

Reprodução/Instagram @acmnetooficial