Moraes determina início da pena de Fátima de Tubarão, condenada a 17 anos de reclusão por atos golpistas no 8/1
Ela foi condenada a 17 anos de reclusão pela sua participação nos atos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início do cumprimento da pena de Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão, nesta segunda-feira (4). Ela foi condenada a 17 anos de reclusão pela sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão dos prédios dos Três Poderes.
A decisão não permite mais recursos, e Moraes ordenou a realização de exames médicos para que a execução da pena comece imediatamente. Fátima está em prisão preventiva desde janeiro do ano passado. A idosa, natural de Tubarão (SC) e com 67 anos na data dos atos, foi condenada em agosto deste ano pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
Sua condenação foi resultado das investigações sobre sua participação ativa nos eventos que marcaram o 8 de janeiro, data em que manifestantes bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes. Fátima ganhou notoriedade nas redes sociais devido a um vídeo gravado durante a invasão. Nas imagens, ela é vista fazendo ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, dizendo que “vamos para guerra” e que iria pegar “o Xandão”.
Além disso, em outro momento do vídeo, a mulher afirmou ter defecado em um banheiro do prédio da Suprema Corte, um ato que ela confirmou em juízo, mas alegou não saber de quem era a sala invadida. A declaração gerou grande repercussão.
Durante seu interrogatório, Fátima justificou seus gritos de “ir à guerra” e “pegar o Xandão” dizendo que apenas repetia o que a multidão ao seu redor estava dizendo em meio ao caos. Ela afirmou que agiu por medo da situação e negou ter tido a intenção de incitar violência, uma defesa que não foi suficiente para afastar as acusações que pesavam sobre ela.
Desde março de 2023, a defesa de Fátima tem pleiteado a substituição de sua prisão preventiva por prisão domiciliar, alegando problemas de saúde. No entanto, o pedido foi rejeitado em cinco ocasiões, com a decisão do STF mantendo a idosa em regime de prisão preventiva enquanto os processos legais avançavam.
Em agosto de 2023, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Fátima por cinco crimes, incluindo a tentativa de abolição do Estado democrático de direito. O STF aceitou a denúncia e a acusada se tornou ré no processo. Quase um ano depois, em agosto de 2024, Fátima foi condenada por sua participação nos atos golpistas, com a pena sendo determinada por Moraes para ser cumprida a partir de agora.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Últimas Notícias

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar

Brasil registra estagnação nas matrículas da educação infantil entre 2023 e 2024, aponta Inep
Em 2023, foram registradas 9,461 milhões de matrículas na creche e pré-escola. Já neste ano, número teve aumento de apenas 30 mil alunos

Em Jequié, Jerônimo reforça laços com Zé Cocá e lança série de ações para o município
Cronograma envolve entregas de equipamentos públicos, vistorias em obras, reuniões com lideranças locais e anúncios de novos investimentos

Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Iniciativa busca proporcionar vivência prática e formação complementar para quem está matriculado em cursos 'lato' ou 'stricto sensu'

Alta inesperada: comércio atinge maior nível desde 2000 e mostra força da recuperação
Segundo IBGE, avanço de 0,5% no mês consolida retomada do setor e coloca varejo 9,1% acima do nível pré-pandemia

Após multa de Moraes, defesa de Filipe Martins fala em perseguição e ameaça buscar ação internacional
Penalidade foi aplicada após ex-assessor de Bolsonaro descumprir medida cautelar

Marco temporal em xeque: Gilmar Mendes reacende debate com indígenas em meio a impasse histórico
Ministro do STF garante continuidade das demarcações e busca consenso institucional após divergências sobre direitos indígenas

Ator de ‘Malhação’ traz para Salvador novo curta que mistura afeto e sobrenatural
João Pedro Oliveira participa da sessão do curta 'E seu corpo é belo' no Cinema Glauber Rocha, às 15h45, nesta quarta-feira (9)

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Declarações foram feitas pelo parlamentar durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados