Michelle reage a monitoramento 24h de Jair Bolsonaro e fala em ‘perseguição’
Ex-primeira-dama afirma que medidas cautelares tornam desafio diário maior e reforça resistência da família
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu, na última terça-feira (26), ao reforço no monitoramento do condomínio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar em Brasília. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, prevê vigilância contínua pelo efetivo da Polícia Penal do Distrito Federal, como medida preventiva antes do julgamento do ex-presidente, marcado para 2 de setembro na Primeira Turma do STF, no caso em que Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.
Em publicação no Instagram, com fundo nas cores da bandeira nacional, Michelle descreveu a situação como desafiadora.
“A cada dia que passa, o desafio tem sido enorme: resistir à perseguição, lidar com as incertezas e suportar as humilhações. Mas não tem nada, não. Nós vamos vencer”, escreveu.
Medidas determinadas pelo STF
O monitoramento 24 horas foi autorizado por Alexandre de Moraes, com base em elementos de prova obtidos pela Polícia Federal, que indicariam risco de fuga do ex-presidente. Na decisão, o ministro reforçou que a vigilância deve ocorrer sem invasão da esfera domiciliar nem perturbação da vizinhança.
O ministro Alexandre de Moraes determinou que o monitoramento da Polícia Penal do Distrito Federal seja feito de forma restrita e discreta, sem invasão da residência do réu, sem causar transtornos à vizinhança e sem exposição pública ou midiática
“O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança; ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”, decretou o ministro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do procurador-geral Paulo Gonet, se manifestou favorável ao reforço, recomendando equipes de prontidão para monitoramento em tempo integral, sem comprometer a privacidade e a convivência do ex-presidente com vizinhos.
Pressão política e reação da família Bolsonaro
A decisão judicial ocorreu após ofício do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) à Polícia Federal, solicitando medidas mais rígidas contra Bolsonaro, com base em informações de que o ex-presidente poderia tentar buscar asilo nos Estados Unidos.
Filhos de Bolsonaro também se manifestaram. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nas redes sociais que a medida cria “situações desnecessárias para impor humilhações a Bolsonaro”. Já o vereador Jair Renan Bolsonaro, de Balneário Camboriú (SC), classificou a vigilância como absurda, criticando o tratamento dispensado a um homem de 70 anos com problemas de saúde.
Contexto das medidas cautelares
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares em duas situações. Durante o isolamento, recebe visitas de familiares, advogados e aliados, sem restrições. O ministro Moraes citou ainda elementos que indicariam risco de fuga, como ataques do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e a descoberta de uma minuta de pedido de asilo político em nome do presidente argentino Javier Milei, encontrada no celular do ex-presidente.
O monitoramento é complementar às medidas cautelares já impostas e visa garantir que Bolsonaro permaneça no endereço estabelecido até o julgamento. A defesa do ex-presidente já solicitou revisão da prisão domiciliar e pretende levar a decisão para referendo na Primeira Turma do STF.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]