Lula vence todos os cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuir, aponta AtlasIntel
No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 49,2% das intenções de voto, enquanto o senador registra 44,9%
Ricardo Stuckert/PR
A mais recente pesquisa AtlasIntel sobre as eleições presidenciais de 2026, divulgada nesta quarta-feira (21), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários testados em um eventual segundo turno. No entanto, o levantamento aponta redução da vantagem em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), cenário que apresentou a maior oscilação desde a rodada anterior.
No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 49,2% das intenções de voto, enquanto o senador registra 44,9%. Outros 6% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder. Em dezembro, a diferença entre os dois era de 12%, mas agora caiu para 4,3%.
Em relação ao levantamento anterior, Lula recuou 3,8%, enquanto Flávio Bolsonaro avançou 3,9%, configurando a maior aproximação entre ambos desde o início das simulações para o segundo turno.
Lula mantém vantagem contra outros governadores
A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, o presidente soma 49,1%, contra 45,4% do governador paulista. Os indecisos ou que não responderam representam 6%.
Em comparação com dezembro, ambos apresentaram variações positivas, mas inferiores a um ponto porcentual, mantendo relativa estabilidade no confronto.
Em disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula aparece com 49%, enquanto ela registra 45%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam permanece em 6%.
Simulações com Caiado, Zema e Ratinho Júnior
Quando o adversário testado é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula lidera com 49%, contra 39% de Caiado. Nesse cenário, os indecisos e os que não responderam somam 13%.
O mesmo resultado se repete nas simulações contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Em ambos os casos, Lula registra 49%, os adversários ficam com 39% e os indecisos alcançam 12%.
Cenário com Eduardo Leite concentra maior número de indecisos
O maior percentual de eleitores que não souberam ou preferiram não responder aparece na simulação contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Nesse cenário, Lula tem 48%, enquanto Leite aparece com 23%, indicando elevada taxa de indefinição.
Reedição do segundo turno de 2022
A AtlasIntel também simulou um eventual segundo turno entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em razão da investigação sobre a trama golpista. Nesse cenário, Lula aparece com 49%, enquanto Bolsonaro registra 46%. Outros 5% não souberam ou não responderam.
Rejeição: Bolsonaro lidera, seguido por Lula e Flávio
O levantamento também avaliou a rejeição dos principais nomes da política nacional. Segundo a pesquisa, Jair Bolsonaro é o político com maior índice de rejeição: 50% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de forma alguma.
O presidente Lula aparece em seguida, com 49,7% de rejeição. Na terceira posição está Flávio Bolsonaro, rejeitado por 47,4% dos eleitores.
Na sequência surgem Renan Santos (Missão), com 45,6%; Michelle Bolsonaro, com 44,9%; Nikolas Ferreira (PL-MG), com 44,7%; e Ciro Gomes (PSDB), com 43,4%.
Rejeição entre governadores
Entre os governadores avaliados, o mais rejeitado é Romeu Zema, com 42,1%, seguido por Eduardo Leite (41,7%), Tarcísio de Freitas (41,1%), Ronaldo Caiado (40,7%) e Ratinho Júnior (39,9%).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresenta o menor índice de rejeição entre os 13 nomes avaliados: 36% afirmaram que não votariam nele.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 5.418 pessoas, por meio de entrevistas virtuais realizadas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto porcentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02804/2026.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição