Lula reforça expectativa de assinatura do acordo Mercosul-União Europeia em conversa com Von der Leyen
Presidente brasileiro destaca importância estratégica do acordo e compromisso com multilateralismo em ligação com líder da Comissão Europeia
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta sexta-feira (5), uma conversa telefônica de cerca de 20 minutos com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O diálogo, organizado pelas equipes da Presidência e da Comissão Europeia ao longo das últimas semanas, reforçou a expectativa do governo brasileiro de que o acordo Mercosul-União Europeia seja assinado até o final de 2025, durante a Cúpula do Mercosul, prevista no Brasil.
“O presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão para aprovação pelo Conselho Europeu, como mais um passo importante para sua assinatura. Manifestou, nesse sentido, a expectativa de que o acordo possa ser assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil”, afirmou a Secom em nota oficial.
Além disso, Lula defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas adotado internamente pela União Europeia esteja em plena conformidade com os termos pactuados no acordo.
Benefícios econômicos e comerciais do acordo
O futuro acordo de livre comércio entre Mercosul — formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — e a União Europeia deve criar um mercado integrado com mais de 700 milhões de pessoas, correspondendo a cerca de 26% do PIB global. A assinatura do tratado representa não apenas uma oportunidade de expansão comercial, mas também de redução de impactos da nova política de tarifas dos Estados Unidos, segundo analistas.
Durante a ligação, Lula e Von der Leyen concordaram que, diante do “momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional”, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica.
“O presidente Lula e a presidenta von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica”, destacou a Secom.
Conflitos internos na União Europeia e defesa do Brasil
O acordo, que encerra cerca de 25 anos de negociações, ainda enfrenta resistência dentro da União Europeia. A França, principal crítica do tratado, classificou o texto como “inaceitável”, alegando que não atende às exigências ambientais na produção agrícola e industrial. O presidente Lula rebateu as críticas, afirmando que a postura francesa é protecionista, voltada à defesa de interesses agrícolas internos, e reiterou a necessidade de respeitar os termos do acordo.
Por outro lado, países como Alemanha e Espanha apoiam a assinatura, argumentando que o Mercosul representa um mercado crescente para carros, máquinas e produtos químicos, além de fornecer minerais essenciais, como lítio metálico, importante para a transição energética europeia. O tratado também prevê maior acesso a produtos agrícolas europeus, como queijos, presuntos e vinhos, com tarifas mais baixas.
Apoio à COP30 e agenda ambiental
No mesmo diálogo, Von der Leyen expressou apoio da União Europeia à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro, em Belém (PA). O evento vem enfrentando críticas no Brasil devido a questões de infraestrutura hoteleira e altos custos de hospedagem na capital paraense. O presidente Lula destacou que a escolha do país como sede reforça o compromisso brasileiro com a agenda ambiental global e a participação ativa na política climática internacional.
Expectativas
Com o envio do acordo ao Conselho Europeu e sua aprovação pendente no Parlamento Europeu, a assinatura final depende do voto de pelo menos 15 dos 27 membros da União Europeia, representando 65% da população do bloco. O governo brasileiro segue otimista e trabalha para que todas as partes envolvidas superem resistências, consolidando um acordo que potencializa o comércio bilateral, fortalece o Mercosul e contribui para a estabilidade do comércio internacional.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval