Lula reforça expectativa de assinatura do acordo Mercosul-União Europeia em conversa com Von der Leyen
Presidente brasileiro destaca importância estratégica do acordo e compromisso com multilateralismo em ligação com líder da Comissão Europeia
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta sexta-feira (5), uma conversa telefônica de cerca de 20 minutos com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). O diálogo, organizado pelas equipes da Presidência e da Comissão Europeia ao longo das últimas semanas, reforçou a expectativa do governo brasileiro de que o acordo Mercosul-União Europeia seja assinado até o final de 2025, durante a Cúpula do Mercosul, prevista no Brasil.
“O presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão para aprovação pelo Conselho Europeu, como mais um passo importante para sua assinatura. Manifestou, nesse sentido, a expectativa de que o acordo possa ser assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil”, afirmou a Secom em nota oficial.
Além disso, Lula defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas adotado internamente pela União Europeia esteja em plena conformidade com os termos pactuados no acordo.
Benefícios econômicos e comerciais do acordo
O futuro acordo de livre comércio entre Mercosul — formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — e a União Europeia deve criar um mercado integrado com mais de 700 milhões de pessoas, correspondendo a cerca de 26% do PIB global. A assinatura do tratado representa não apenas uma oportunidade de expansão comercial, mas também de redução de impactos da nova política de tarifas dos Estados Unidos, segundo analistas.
Durante a ligação, Lula e Von der Leyen concordaram que, diante do “momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional”, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica.
“O presidente Lula e a presidenta von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica”, destacou a Secom.
Conflitos internos na União Europeia e defesa do Brasil
O acordo, que encerra cerca de 25 anos de negociações, ainda enfrenta resistência dentro da União Europeia. A França, principal crítica do tratado, classificou o texto como “inaceitável”, alegando que não atende às exigências ambientais na produção agrícola e industrial. O presidente Lula rebateu as críticas, afirmando que a postura francesa é protecionista, voltada à defesa de interesses agrícolas internos, e reiterou a necessidade de respeitar os termos do acordo.
Por outro lado, países como Alemanha e Espanha apoiam a assinatura, argumentando que o Mercosul representa um mercado crescente para carros, máquinas e produtos químicos, além de fornecer minerais essenciais, como lítio metálico, importante para a transição energética europeia. O tratado também prevê maior acesso a produtos agrícolas europeus, como queijos, presuntos e vinhos, com tarifas mais baixas.
Apoio à COP30 e agenda ambiental
No mesmo diálogo, Von der Leyen expressou apoio da União Europeia à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para novembro, em Belém (PA). O evento vem enfrentando críticas no Brasil devido a questões de infraestrutura hoteleira e altos custos de hospedagem na capital paraense. O presidente Lula destacou que a escolha do país como sede reforça o compromisso brasileiro com a agenda ambiental global e a participação ativa na política climática internacional.
Expectativas
Com o envio do acordo ao Conselho Europeu e sua aprovação pendente no Parlamento Europeu, a assinatura final depende do voto de pelo menos 15 dos 27 membros da União Europeia, representando 65% da população do bloco. O governo brasileiro segue otimista e trabalha para que todas as partes envolvidas superem resistências, consolidando um acordo que potencializa o comércio bilateral, fortalece o Mercosul e contribui para a estabilidade do comércio internacional.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval