Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio do Planalto em Brasília, as credenciais de oito novos embaixadores que passam a representar seus países no Brasil. Em cerimônias reservadas que começaram pela manhã, o embaixador argentino Guillermo Daniel Raimondi foi o primeiro a apresentar os documentos diplomáticos. Cerca de duas horas depois, o processo foi concluído com a entrega das credenciais do embaixador panamenho Flavio Gabriel Méndez Altamirano. A informação é da “Agência Brasil”.
Além de Argentina e Panamá, o Brasil agora conta com representantes da Argélia, Abdelaziz Benali Cherif; Paquistão, Murad Ashraf Janjua; Coreia do Sul, Choi Yeong Han; Guiana, Compton Bourne; Etiópia, Leulseged Tadese Abebe; e Namíbia, Selma Nghinamundova. A entrega de cartas credenciais ao presidente brasileiro representa um rito diplomático que permite ao embaixador atuar oficialmente no país, participando de eventos e audiências.
Na prática diplomática, a aprovação do país anfitrião para um novo embaixador é chamada de “agrément”, e só após esse processo o diplomata pode entregar os documentos ao chefe de Estado do país que o acolherá.
Atentado
Lula manteve a agenda diplomática, mesmo após o atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite anterior. Francisco Wanderley Luiz, chaveiro de 59 anos, morreu ao detonar explosivos em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). O incidente aconteceu por volta das 19h30 e envolveu ainda a explosão do carro de Francisco, estacionado perto do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A polícia encontrou outros artefatos explosivos tanto no local quanto na residência onde ele estava hospedado, em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília.
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso, enquanto a Polícia Militar do Distrito Federal fez varreduras nos locais envolvidos. Francisco, que havia sido candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul (SC) nas eleições de 2020, foi apontado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, como um reflexo da polarização política e das ações do “gabinete do ódio” associadas ao governo de Jair Bolsonaro.
Após a cerimônia, o presidente Lula seguiu para o Rio de Janeiro, onde presidirá a Cúpula de Líderes do G20 na próxima semana e participará de outros compromissos. O Brasil ocupa neste ano a presidência do grupo das maiores economias do mundo, incluindo a União Europeia e, agora, a União Africana.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde