Lula propõe venda direta de diesel para reduzir custos ao consumidor
Na avaliação do presidente, Petrobras deveria adotar uma postura mais ativa, vendendo óleo diesel diretamente para grandes consumidores
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (17), a venda direta de combustíveis como forma de reduzir os custos para os consumidores, sem a intermediação de empresas distribuidoras. A fala foi feita durante evento de anúncios de investimentos da Petrobras na indústria naval em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.
Venda direta de combustíveis para reduzir custos
Lula afirmou que a Petrobras deveria adotar uma postura mais ativa, vendendo óleo diesel diretamente para grandes consumidores. “Eu acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude. Sobretudo óleo diesel, a gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço desse diesel”, disse.
Ele sugeriu que a prática também fosse adotada para outros combustíveis, como gasolina e gás, com o objetivo de cortar custos e evitar os altos preços cobrados pelos intermediários. O presidente criticou as distribuidoras, ressaltando que o consumidor paga muito mais do que o valor inicial do combustível, mencionando que o preço da gasolina é dobrado quando chega aos postos.
Impostos e custos de distribuição
Lula também explicou que, além dos custos cobrados pelas distribuidoras, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados, contribui para o aumento dos preços. “O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04. E que na bomba ela é vendida a R$ 6,49”, destacou o presidente.
Ele lembrou que, quando há aumentos nos preços, a Petrobras é frequentemente responsabilizada, apesar de outros fatores contribuírem para o aumento. “Mas quando sai o aumento, o povo pensa que a Petrobras que aumentou”, afirmou Lula.
Nacionalização de fornecedores da Petrobras
Além da questão dos preços, Lula mencionou a importação de máquinas e equipamentos pela Petrobras, que até pouco tempo atrás prevalecia na empresa devido ao custo menor de produtos estrangeiros. O presidente destacou que o governo atual busca nacionalizar os fornecedores da Petrobras. “A nossa ideia de colocar as coisas nacionais, fabricadas pelas nossas empresas, nos nossos navios, na nossa plataforma, na nossa refinaria, é uma missão que a gente vai cumprir a cada dia”, afirmou.
Lula explicou que o foco deve ser no desenvolvimento do Brasil, questionando os custos sociais e econômicos das importações de bens. Ele enfatizou que a Petrobras deve ter um papel de indutora do desenvolvimento nacional e não apenas focar no lucro da empresa.
Programa de renovação e ampliação da frota
Durante a cerimônia em Angra dos Reis, foi lançada a segunda licitação do Programa de Renovação e Ampliação da Frota, parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A licitação prevê a aquisição de cinco navios gaseiros para transporte de GLP (gás liquefeito de petróleo) e três navios semirrefrigerados para transporte de GLP e amônia.
A ampliação da frota de gaseiros, que passará de seis para 14 navios, é uma medida para atender ao aumento da produção de gás natural no Brasil e à demanda crescente na costa e na navegação fluvial, especialmente nas regiões Norte e Sul do país.
Expectativas para a nova frota
Os novos gaseiros serão 20% mais eficientes em termos de consumo e reduzirão 30% nas emissões de gases do efeito estufa. Além disso, estarão preparados para atuar em portos eletrificados, alinhando-se aos compromissos ambientais da Petrobras.
As empresas interessadas terão 90 dias para apresentar suas propostas, com a previsão de entrega do primeiro navio em até 30 meses após a formalização do contrato.
Reaproveitamento de plataformas e sustentabilidade
O evento também foi marcado pela assinatura de um protocolo de intenções para o reaproveitamento de plataformas da Petrobras em fase de desmobilização. A Petrobras firmou o acordo com instituições da indústria, como o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore) e o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural), para estudar a viabilidade de reutilização das plataformas desmobilizadas.
Até 2029, a Petrobras planeja desmobilizar dez plataformas, que serão analisadas para possível reaproveitamento em projetos sustentáveis. Essa ação faz parte do compromisso da empresa com as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), visando a sustentabilidade e a circularidade dos ativos.
Mais Lidas
Política
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão