Lula defende que não é necessário ofender ninguém após xingamento de Janja a Elon Musk no G-20
Apesar da declaração, o petista não fez menção ao xingamento primeira-dama contra o bilionário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (16), que não é necessário ofender ninguém, ao defender o combate à fome em evento no G-20 no Rio de Janeiro. A declaração ocorreu durante um festival organizado pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, sem fazer menção ao xingamento dela contra o bilionário Elon Musk.
“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, disse Lula.
Lula estava acompanhado no palco pela primeira-dama, pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo cantor Gilberto Gil. O presidente prometeu que até 2026 nenhum brasileiro enfrentará a fome e destacou que espera que o foco do G-20 em questões sociais inspire futuras ações.
Durante um painel no G-20, Janja proferiu palavras contra Elon Musk, dono da rede social X. “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse ela.
Musk reagiu à declaração ao compartilhar uma publicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no X, respondendo com “lol”, expressão que simboliza risada na internet. Ele também comentou outro vídeo com a fala de Janja: “Eles vão perder a próxima eleição.”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a situação. “Já temos mais um problema diplomático”, escreveu Bolsonaro, referindo-se à nomeação de Musk para um cargo no governo dos Estados Unidos pelo presidente eleito Donald Trump.
Musk, recentemente, entrou em conflito com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O X foi suspenso no Brasil por cerca de 40 dias após Musk se recusar a cumprir decisões judiciais relacionadas à remoção de conteúdo na plataforma.
Ainda durante o festival, Lula reforçou a necessidade de tratar a fome como um tema político para que possa ser solucionado. “Quando decidimos colocar a questão da fome para ser discutida no G-20, era porque queríamos transformar a fome numa questão política. Enquanto a fome é tratada como se fosse uma questão social, são apenas números estatísticos que as pessoas utilizam em época de eleição e depois esquecem”, afirmou o petista.
Lula também criticou a gestão cultural do governo Bolsonaro. “É tanta falta de vergonha que até com o Ministério da Cultura eles tinham acabado, porque eles não gostam da arte, eles não gostam de artista porque eles acham que artista é tudo comunista, é tudo revolucionário. E é bom que seja revolucionário para que a gente mude a vida deste País”, declarou.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Lula tem reuniões bilaterais com 11 líderes globais neste domingo
Lula promete acabar com a fome no Brasil até 2026
Últimas Notícias
Explosões na Praça dos Três Poderes somam-se a ataques históricos em Brasília; relembre
Tentativas de golpe, ataques com bombas e até ações como lançar um avião contra o Palácio do Planalto fazem parte desse histórico
Incêndio atinge casa de autor de ataque com bombas na Praça dos Três Poderes
Incidente ocorreu por volta das 7h, segundo o 15º Batalhão de Bombeiros Militar do estado. Uma mulher sofreu queimaduras no local e foi levada para atendimento hospitalar
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Em comunicado, chefe de Estado norte-americano afirma que o dinheiro será investido no Fundo Amazônia para conservação da floresta
Lula tem reuniões bilaterais com 11 líderes globais neste domingo
Conversas tratarão de temas bilaterais, acordos comerciais e questões prioritárias do G-20, que ainda enfrenta impasses relacionados a geopolítica e mudanças climáticas
Eduardo Suplicy revela estar curado de câncer linfático: ‘Só falta completar o tratamento’
Suplicy revelou o diagnóstico apenas em outubro, quando afirmou já estar em estágio avançado de tratamento
OMS diz que vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
Apesar disso, a entidade informou que 2023 registrou cerca de 10,3 milhões de casos da doença em todo o mundo
Lula promete acabar com a fome no Brasil até 2026
'Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome', assegurou o presidente
Janja xinga Elon Musk durante evento no Rio e bilionário rebate: ‘Vai perder a próxima eleição’
Declaração da primeira-dama sobre o bilionário gera repercussão e comentários de Bolsonaro
Sílvio Humberto: ‘O principal problema da cidade é enfrentar o racismo’
Vereador foi eleito para o quarto mandato, a partir de 2025, após conquistar 6.904 votos
STF valida medidas para evitar que beneficiários de programas sociais usem valores em apostas online
Decisão do ministro Luiz Fux foi acatada pelos demais ministros durante sessão nesta quinta-feira (14)