Lula chama ataque de Israel de ‘vingança’ e denuncia genocídio contra palestinos
Presidente classificou ofensiva em Gaza como ‘mais um ato vergonhoso e covarde’ cometido contra civis indefesos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, neste último domingo (25), o ataque aéreo promovido por Israel na Faixa de Gaza, que resultou na morte de nove dos dez filhos de uma médica palestina. Em pronunciamento divulgado por meio de nota oficial da Presidência da República e também em suas redes sociais, Lula classificou a ação como “mais um ato vergonhoso e covarde” cometido contra civis indefesos.
“Esse episódio simboliza, em todas as suas dimensões, a crueldade e desumanidade de um conflito que opõe um estado fortemente armado contra a população civil indefesa, vitimando diariamente mulheres e crianças inocentes”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Presidente afirma que ofensiva em Gaza é “vingança”
Lula repudiou a continuidade da ofensiva israelense, argumentando que os ataques já não possuem relação com o direito à autodefesa, ao combate ao terrorismo ou à libertação de reféns mantidos pelo Hamas. Para o presidente, o que ocorre atualmente na região configura uma campanha sistemática de vingança contra o povo palestino, caracterizando um genocídio.
“Já não se trata de direito de defesa, combater o terrorismo ou buscar a libertação dos reféns em poder do Hamas. O que vemos em Gaza hoje é vingança. O único objetivo da atual fase desse genocídio é privar os palestinos das condições mínimas de vida com vistas a expulsá-los de seu legítimo território”, acrescentou.
O petista defendeu ainda que a criação de dois Estados soberanos, Israel e Palestina, são a única solução possível para o fim do conflito no Oriente Médio. O Brasil também tem atuado para ampliar o reconhecimento internacional da Palestina e sua admissão como membro pleno da Organização das Nações Unidas (ONU).
Encontro de 20 países discute à criação do Estado da Palestina
Paralelamente à manifestação do presidente Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representou o Brasil em uma conferência realizada em Madri, na Espanha, onde reuniu representantes de 20 países para discutir a viabilidade da criação do Estado da Palestina. O encontro entre os países foi iniciado no domingo.
Durante o encontro, Mauro Vieira reforçou a posição brasileira em favor do reconhecimento internacional da Palestina e defendeu sua admissão plena na ONU como passo fundamental para uma solução duradoura e justa. O ministro também se encontrou com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa, conforme informou o Itamaraty.
No discurso proferido durante a conferência, Mauro Vieira criticou a falta de ação da comunidade internacional diante da tragédia humanitária que se desenrola em Gaza.
“Nenhum interesse nacional, nenhuma consideração de política doméstica justificam o silêncio diante de crimes que erodem os alicerces do ordenamento jurídico internacional”, declarou o chanceler brasileiro.
Espanha defende solução pacífica e coexistência entre Israel e Palestina
O anfitrião do encontro, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares Bueno, destacou a importância de se buscar uma solução baseada na coexistência pacífica entre Israel e Palestina. Por meio de suas redes sociais, Albares reiterou a necessidade de pôr fim ao conflito e proporcionar esperança ao povo palestino.
“A guerra em Gaza tem que acabar. A situação é desumana e cruel. O povo palestino tem o direito à esperança. A via de dois Estados, Palestina e Israel coexistindo em paz e segurança, é a solução. Hoje, em Madri, 20 países se reuniram para avançar nessa questão”, publicou o chanceler espanhol.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval