Lula assina decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade em resposta ao tarifaço de Trump
Medida abre caminho para que o Brasil possa adotar respostas comerciais contra países que imponham barreiras unilaterais às exportações brasileiras
Ricardo Stucket/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (14), o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada em abril deste ano. A medida abre caminho para que o Brasil possa adotar respostas comerciais contra países que imponham barreiras unilaterais às exportações brasileiras, como as tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos. As informações são do G1.
O decreto será publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU) e estabelece os procedimentos para a aplicação da lei. Também está prevista a criação de um comitê com representantes do governo e do setor privado, que será responsável por discutir os impactos da medida norte-americana e propor possíveis retaliações.
“A lei autoriza o Executivo a adotar medidas de proteção do País quando medidas extemporâneas e extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países do Brasil”, explicou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Medida é reação ao tarifaço anunciado por Trump
A regulamentação ocorre dias após o anúncio feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que será aplicada uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA a partir de 1º de agosto. O governo brasileiro avalia que a decisão tem viés político, motivada pelas críticas feitas por Trump ao Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A resposta oficial está sendo coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), sob comando do vice-presidente Geraldo Alckmin. O comitê interministerial também envolve a Casa Civil, os ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores.
Alckmin informou que nesta terça-feira (15) serão realizadas duas reuniões com representantes do setor privado. A primeira ocorrerá às 10h, no MDIC, com empresas da indústria com forte relação comercial com os Estados Unidos, incluindo setores de aviação, aço, alumínio, celulose, máquinas, calçados e autopeças. A segunda reunião envolverá o agronegócio.
Rui Costa reforça que o decreto não cita os EUA
Durante coletiva nesta segunda, Rui Costa reforçou que tanto a lei quanto o decreto não mencionam diretamente os Estados Unidos. A legislação tem aplicação mais ampla, podendo ser utilizada contra qualquer país que adote medidas semelhantes.
Segundo o ministro, o foco do decreto é estabelecer instrumentos legais de defesa comercial para o Brasil, sem citar nomes específicos. Ainda de acordo com Costa, o decreto representa uma resposta rápida e estruturada diante de ações unilaterais como a tarifa imposta pelos EUA.
Publicação do decreto e próximos passos
A publicação do decreto no Diário Oficial desta terça-feira deve oficializar a criação do comitê de acompanhamento, que terá papel fundamental na elaboração das estratégias brasileiras. O grupo será o responsável por recomendar ações tarifárias e não tarifárias de resposta, sempre respeitando os acordos internacionais e os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Com a regulamentação, o governo amplia seu arsenal jurídico para responder a práticas que impactem negativamente a economia nacional. A expectativa é de que, a partir das reuniões com o setor privado, sejam definidas medidas pontuais, considerando os segmentos mais prejudicados com a nova política tarifária dos EUA.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar