Luiz Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra a deputada Erika Hilton
Declaração foi interpretada pela ex-primeira-dama como acusação direta e injuriosa
Reprodução/Instagram @michellebolsonaro
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quarta-feira (23) uma queixa-crime apresentada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A queixa surgiu em decorrência de uma postagem feita por Hilton em sua conta na rede social X, onde criticou a proposta do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de usar recursos públicos para homenagear Michelle Bolsonaro, considerando essa ideia “ultrajante”.
No contexto da mesma publicação, Erika Hilton respondeu a uma seguidora sobre o motivo da homenagem, afirmando que “não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”. Essa declaração foi interpretada por Michelle Bolsonaro como uma acusação direta e injuriosa, levando-a a recorrer ao judiciário por entender que a afirmação era difamatória e ofensiva.
Em sua análise, o ministro Fux destacou que a publicação de Hilton se enquadra no âmbito da atividade política de um parlamentar. Ele argumentou que a declaração “evidencia o cenário de antagonismo político/ideológico” que permeia a relação entre as partes envolvidas.
Entenda
Michelle Bolsonaro foi homenageada com o título de cidadã honorária paulistana em 15 de março de 2023. Em resposta, a deputada federal Erika Hilton (PSOL) fez a publicação em suas redes sociais. A declaração fez referência a um episódio de 2020, quando um cachorro, que havia sido encontrado nos fundos do Palácio do Planalto, se revelou ser de outro dono. O animal foi devolvido após Michelle expressar interesse em adotá-lo e nomeá-lo de Augusto Bolsonaro.
Erika Hilton conseguiu uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que barrava a homenagem a Michelle no Teatro Municipal, mas a cerimônia ocorreu mesmo assim, com o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) arcando com os R$ 100 mil de custo do evento.
Após a publicação da deputada, Michelle Bolsonaro protocolou um pedido de explicações no Supremo Tribunal Federal (STF), além de indenização de R$ 15 mil, alegando que Erika a havia caluniado ao acusá-la de ter “sumido com o cachorro de outra família”, o que, segundo ela, configuraria crimes de calúnia e difamação.
A defesa de Erika Hilton argumentou que sua manifestação se referia à impropriedade de Michelle receber o título de cidadã honorária e que estava amparada pela imunidade parlamentar. Contudo, o vice-procurador-geral da República, Chateaubriand, discordou, enfatizando que a atividade parlamentar não se limita ao Congresso Nacional e que as manifestações realizadas fora do legislativo também podem ser protegidas pela imunidade.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva