Pular para o conteúdo
Início » Lewandowski autoriza Força Penal Nacional em Mossoró

Lewandowski autoriza Força Penal Nacional em Mossoró

Governos federal e locais atuam em conjunto nas buscas dos dois foragidos da penitenciária federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Penal Nacional (FNP), “em caráter episódico e planejado”, para treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, de onde dois detentos fugiram recentemente. Os governos federal e locais atuam em conjunto nas buscas dos dois foragidos. A Força Nacional também participa das buscas.

A decisão está formalizada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (21). Lançada oficialmente ano passado pelo ex-titular da pasta Flávio Dino, a Força Penal Nacional é uma iniciativa de ações integradas entre a União e os Estados, estabelecida mediante convênio e desenvolvida em caráter excepcional para combater o crime organizado. A FNP reúne profissionais na atuação penal, oferecendo suporte em áreas como direção de unidades penais, reabilitação, aquisições e logística, segurança e disciplina.

Os treinamentos da Força Penal Nacional acionada para a Penitenciária Federal em Mossoró serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. “O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação”, cita a portaria.

 

Leia também:

Visitas aos detentos são suspensas após princípio de motim na Lemos de Brito

Lewandowski autoriza Força Nacional para buscas de fugitivos em Mossoró

Veja como os senadores baianos votaram na PL da ‘saidinha temporária’

Marcações: