Kassab diz que parlamentares do PSD terão liberdade para decidir sobre apoio ao PL da Anistia
Presidente nacional do PSD também afirmou que a sigla pretende lançar uma candidatura própria à presidência do Brasil em 2026
Wilson Dias/Agência Brasil
O presidente nacional do PSD e atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou, nesta sexta-feira (21), que as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não interferem na posição do partido sobre o projeto de anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Segundo o presidente do PSD, os parlamentares da legenda manterão sua liberdade de voto sobre o tema no Congresso Nacional. “Não, nada afeta a decisão dos nossos parlamentares, que vão ter, como em qualquer decisão, como em qualquer votação do Congresso Nacional, a liberdade de votar”, declarou Kassab.
Relação com Bolsonaro
Ao ser questionado sobre os rumores de uma reunião recente com o ex-presidente para tratar do projeto de anistia, Kassab negou qualquer encontro com essa pauta específica, mas confirmou que os dois conversaram sobre diversos assuntos.
Kassab ressaltou que o diálogo entre ele e Bolsonaro foi cordial e respeitoso, abrangendo diversos temas políticos. “Falamos sobre tudo, dois políticos se encontram, falamos sobre tudo. Tivemos uma longa conversa, muito respeitosa, muito positiva, com ele mostrando a sua visão do país, da política, mas não tivemos nenhum tema específico”, afirmou.
O presidente nacional do PSD disse acreditar que a relação entre ele e Bolsonaro pode ter se fortalecido após o encontro. “Acho que ele é um quadro importante do país, foi presidente da República e é um grande e importante líder”, pontuou.
Postura do PSD em relação ao governo Lula
Indagado sobre a queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e as reações do PSD, Kassab enfatizou ser apoiador do governo. “Olha, eu posso falar por mim, eu sou torcedor do governo. Ele foi eleito, é uma pessoa que tem experiência, e tudo que estiver ao nosso alcance para que ajude o governo a ir bem terá o nosso apoio, desde que seja um projeto que tenha a nossa concordância em relação aos nossos programas de governo”, enfatizou.
O líder do PSD também fez questão de ressaltar que o partido não apoiou Lula nas eleições presidenciais, mas reconhece a legitimidade do governo e não torce contra sua gestão.
“Eu não sou daqueles que atira pedra por atirar, eu não sou daqueles que torcem para um governo que está indo mal, mesmo quando a gente não tenha apoiado, ir mal. O PSD não apoiou o presidente Lula na sua campanha, mas entende que foi eleito e não temos nenhum problema em apoiar todas as medidas que a gente entende que sejam positivas para o país”, concluiu Kassab.
Eleições de 2026
Durante a entrevista, Kassab também afirmou que o PSD pretende lançar uma candidatura própria à presidência do Brasil em 2026. Isso significa que o partido, que atualmente possui três ministérios no governo Lula (PT), não irá apoiar o petista nas eleições presidenciais do ano que vem.
Kassab indicou ainda que já há dois planos para uma possível chapa que poderá disputar o Executivo nacional, sendo o “plano A” uma coligação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual chefe do Executivo paulista. Já o “plano B” seria formar uma chapa com o governador do Paraná, Ratinho Jr.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval