João Roma reafirma pré-candidatura e cogita ‘chapa de Joões’ nas eleições de 2026
Roma também voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral
Reprodução / Facebook João Roma
O presidente do PL na Bahia, João Roma, reafirmou, nesta quinta-feira (12), sua pré-candidatura ao Governo da Bahia e defendeu a formação de uma aliança ampla entre os partidos de oposição para derrotar o PT nas eleições de 2026. Em entrevista à rádio 95 FM, de Jequié, o ex-ministro da Cidadania comentou com bom humor uma sugestão feita pelo deputado federal João Leão (PP), durante encontro entre os dois na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.
Segundo Roma, Leão brincou com a possibilidade de formar uma “chapa de Joões”, sugerindo que os dois poderiam disputar juntos o governo do estado, um como candidato ao Executivo e o outro como vice.
“Ele falou na possibilidade de uma chapa para o governo com dois Joões, um para governador e outro para vice, cuja definição das posições seria feita só no ano que vem”, disse Roma.
Foco em 2026
Apesar do tom descontraído, o ex-ministro usou a entrevista para reforçar seu compromisso com a disputa estadual e voltou a criticar duramente os governos petistas na Bahia. “Sofrimento na Bahia tem nome. É o PT! Estão há 20 anos no poder, mas nunca entregaram o que prometeram. Os indicadores sociais e econômicos da Bahia estão entre os piores do Brasil, sem falar na vergonhosa liderança do ranking da violência, campeã nacional em número absoluto de homicídios”, afirmou.
Roma defendeu a união de lideranças da direita e de partidos que se opõem ao PT como caminho necessário para promover mudanças no estado. Para ele, essa articulação precisa estar acima de projetos pessoais ou disputas internas. “O propósito maior é libertar a Bahia do PT”, enfatizou.
Ele também considerou legítima a pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil), seu ex-aliado, e sinalizou abertura para uma eventual reaproximação política. O ex-ministro lembrou que disputou o governo estadual em 2022, quando rompeu com ACM Neto e lançou candidatura própria com apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Agora, no entanto, Roma adota um discurso mais conciliador e prega maturidade para enfrentar o desafio de 2026. “Se outra conjuntura for formada, e a gente enxergar que o maior antagonismo que temos é o PT, então não vejo nenhuma dificuldade em convergir com ACM Neto. Entre João Roma e ACM Neto há muito mais convergências do que divergências”, declarou.
Elogios à Bolsonaro
Roma também voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, Bolsonaro continua sendo o principal nome da direita no Brasil e o maior símbolo de oposição ao sistema político atual.
“Bolsonaro é o presidente mais atacado da história do Brasil. Está sendo vítima de um processo de vingança, não de um processo judicial. Ele ainda é o único capaz de levar o povo às ruas e inspirar patriotismo”, disse.
Ao comentar sobre seus planos para o estado, João Roma afirmou que pretende retomar propostas que já vinha defendendo, como a redução de impostos, o estímulo ao empreendedorismo e a descentralização da gestão pública. “Já fui candidato na última eleição e continuo trabalhando pela confirmação da minha pré-candidatura. Quero mudanças no estado da Bahia, com menos impostos. Não dá para atrair investimentos com o governo insistindo em aumentar a carga tributária”, concluiu.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado
Festa de Iemanjá termina sem crimes graves e registra queda de quase 37% nos furtos em Salvador
Mais de 1.100 agentes atuaram no policiamento, com apreensão de objetos proibidos e uso de tecnologia de reconhecimento facial
Furdunço 2026 reúne grandes nomes da música baiana e movimenta pré-Carnaval de Salvador; confira atrações
Evento ocorre neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós, entre o Morro do Gato e o Farol da Barra
Câmara aprova criação de cargos em ministérios com impacto de até R$ 5,3 bilhões em 2026
Matéria reúne diferentes propostas de iniciativa do Poder Executivo e foi aprovada em votação simbólica, sem o registro individual do posicionamento dos parlamentares
Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5,1 bilhões no Orçamento; texto segue para sanção de Lula
Programa amplia alcance do vale-gás e prevê novas regras para revendas
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'