Jerônimo oficializa Otto Alencar Filho no TCE-BA e impasse judicial trava nomeação de Josias Gomes
Decreto publicado no Diário Oficial confirma apenas uma das indicações aprovadas pela AL-BA na última sessão do ano legislativo
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou, nesta terça-feira (23), a nomeação do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A confirmação ocorreu por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), consolidando apenas uma das duas indicações aprovadas pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na última sessão plenária de 2025.
Na publicação, chamou atenção a ausência da nomeação do também deputado federal Josias Gomes (PT), cujo nome havia sido aprovado pelos parlamentares, mas permanece envolto em um impasse judicial que impede, ao menos por ora, a formalização da escolha para o cargo de conselheiro.
Otto Filho assume vaga aberta por aposentadoria compulsória
Otto Alencar Filho teve seu nome aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na sessão realizada na segunda-feira (22), com 45 votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário. Com a publicação do decreto, ele passa a ocupar a cadeira deixada pelo conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que se aposentou de forma compulsória em 27 de julho, ao completar 75 anos, conforme determina a legislação.
A indicação de Otto Filho transcorreu sem questionamentos jurídicos e foi considerada regular tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário da Casa, o que permitiu a rápida formalização da nomeação pelo chefe do Executivo estadual.
Josias Gomes segue com nomeação travada
Situação distinta vive Josias Gomes. Embora também tenha sido aprovado pela AL-BA na mesma sessão, com 39 votos favoráveis e quatro contrários, a indicação do petista não foi publicada no Diário Oficial. O motivo é a existência de um impasse judicial relacionado ao preenchimento da vaga deixada pelo conselheiro Pedro Henrique Lino, falecido.

Crédito: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Como já havia sido revelado anteriormente, uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve suspenso o processo de preenchimento da vaga, até que seja analisada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) que trata da composição do Tribunal de Contas.
A ação foi ajuizada pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), que questiona a legalidade da indicação de Josias Gomes por considerá-lo “agente estranho à carreira de auditor”. Segundo a entidade, a Constituição determina que uma das vagas de escolha do governador seja ocupada por auditor de carreira do próprio tribunal, o que não seria o caso do ex-parlamentar.
Aprovação na AL-BA ocorreu apesar das controvérsias
Mesmo diante da controvérsia jurídica, os nomes de Otto Alencar Filho e Josias Gomes foram aprovados pela AL-BA na última sessão do ano legislativo, realizada na segunda-feira (22). A votação ocorreu após um acordo político de inversão de pauta, anunciado pela presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), e firmado entre o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e o líder da oposição, Tiago Correia (União Brasil).
O entendimento permitiu que as indicações para o TCE fossem apreciadas antes da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, encerrando o calendário legislativo com todas as matérias do Executivo apreciadas. Durante o debate em plenário, parlamentares da oposição levantaram questionamentos sobre a legalidade da indicação de Josias Gomes, sustentando que a vaga deveria ser ocupada por um auditor de contas. Em resposta, Rosemberg Pinto defendeu que a indicação do governador segue entendimento já consolidado pelo STF.
“Cabe ao chefe do Executivo fazer a indicação para a vaga aberta em função do falecimento do conselheiro Pedro Henrique Lino”, afirmou Ivana Bastos à época, ressaltando que a Assembleia não havia sido oficialmente notificada de nenhuma decisão judicial impeditiva.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento