Pular para o conteúdo
Início » Jerônimo nega que vai lançar pré-candidatura de Trindade no 2 de julho

Jerônimo nega que vai lançar pré-candidatura de Trindade no 2 de julho

Governador também afirmou que não revelará agora o nome do pré-candidato do seu grupo político à Prefeitura de Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) negou, nesta segunda-feira (29), que vai lançar a pré-candidatura de José Trindade (PSB) à Prefeitura de Salvador, durante os festejos do 2 de julho, quando será celebrado o bicentenário da consolidação da Independência do Brasil na Bahia. José Trindade é presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

“Nós não teremos, acredito, condições de anunciar o nome da construção eleitoral. Me parece que em alguns municípios vai ser natural isso. Em Salvador, tenho dito que precisamos construir isso, com meus partidos, com as lideranças políticos, temos bancada de vereadores, temos um conselho político”, afirmou o petista durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no Centro Histórico.

Jerônimo também ressaltou que não vai revelar o nome do pré-candidato agora. “Os nomes que vocês têm citado sempre estão trabalhando, a gente não vai dizer quem é ou quem não é agora. Não será nome de cair de carteira ou do paletó, mas quero sim, ajudar a construir esse nome, para que a gente possa ser competitivo em Salvador e na Região Metropolitana”, ressaltou.

Encontro com Eduardo Leite

O petista também comentou o encontro com o governador do Rio Grande do Sul e presidente do PSDB, Eduardo Leite. Conforme publicado pelo Portal M!, Leite liberou o partido para dialogar com governos do PT. Jerônimo, no entanto, afirmou que foi um encontro rápido.

“Ele chegou tarde na sexta à noite, eu estava em viagem, e no sábado, antes de viajar, passei no hotel. Ele estava em reunião com deputados, com o diretório estadual, e fui lá dar um abraço nele, dar as boas-vindas, e não houve reunião. Ficamos em pé, em um círculo, batemos um papo de 10 a 15 minutos, para não atrapalhar a reunião dele, e é claro que deixamos nossa palavra com relação ao comportamento de qualquer governador que precisa dos votos na Assembleia, que precisa articular. Meu posicionamento nunca é só para a Bahia, eu construo para Lula também, e se o partido tiver posicionamento que possa ajudar o Governo Federal, quero ajudar também”, disse.

O petista acrescentou que a palavra de Eduardo Leite está “garantida em Salvador”, mas que a conversa pode ocorrer para outros municípios também.

“Eles já tinham dito que têm o comportamento de garantir a palavra dele em Salvador, e em outros municípios, a gente pode conversar. Foi uma atenção, um gesto de carinho, de gentileza, mas ao mesmo tempo, deixamos a possibilidade de construções futuras”, observou.

Sobre sua relação com Eduardo Leite, Jerônimo destacou que ela foi intensificada após o episódio de resgate dos baianos em trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul, no mês de fevereiro.

“Me encontro quase que constantemente com Eduardo Leite, temos uma relação muito parceira, muito amiga. Lembro muito quando aconteceu aquele fato, daquelas pessoas em trabalho escravo no Rio Grande do Sul, nós nos relacionamos por um período de quase um mês, nos falando quase que diariamente sobre as ações parceiras do MP de lá com o daqui, com a Secretaria de Justiça de ambos os locais, da assistência social. Então criamos uma relação independente do partido e da política, de estabelecimento de relação fraterna”, explicou.

“No último encontro dos governadores em Brasília, a gente se encontrou e ele disse: ‘Vou à Bahia, quero permissão sua para entrar lá. E brincou: vamos dar um abraço, mas meu tempo é curto’, e eu disse que passaria no hotel para dar um abraço, sem atrapalhar sua agenda'”.

Pronasci

O lançamento do Pronasci foi marcado pela entrega de equipamentos e mais de 90 veículos, que vão auxiliar a Polícia Militar no combate ao crime em todo o estado. Ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Jerônimo também inaugurou a sala de videomonitoramento, no 18° batalhão da PM.

“Entre viaturas, drones e armamentos, além de recursos para formação, nós também aproveitamos e oferecemos à segurança pública do estado, não é para o Pelourinho apenas, é para todo o estado, quase R$ 10 milhões em investimentos. São viaturas, motocicletas e uma Central de Monitoramento que pega, não só o Pelourinho, mas todo o Centro Histórico, e vai até a parte do centro comercial. Essa é uma agenda que queremos fazer, porque essa entrega aqui hoje, municípios irão receber, e as polícias nos municípios receberão viaturas, motos e automóveis, além de armamentos e drones”, destacou o petista.

 

LEIA TAMBÉM:

Dino lança Pronasci em Salvador, e Bahia receberá R$ 100 milhões

Marcações: